Área que abrange disciplinas científicas sobre o estudo da Terra, as Geociências analisam rochas, atmosferas, placas tectônicas, oceanos, entre outras composições do planeta. Por isso, profissionais do ramo têm conhecimentos de Geologia, Oceanografia, Topografia ou Mineralogia, de acordo com a especialização escolhida.
Geologia - Estudo da Terra - Ciências - InfoEscola.
As principais disciplinas historicamente aplicam conhecimentos de Física, Geografia, Geologia, Matemática, Química e Biologia de modo a construir um conhecimento quantitativo das principais áreas ou esferas do sistema Terra.
As Ciências Exatas e da Terra são ideais para quem gosta tanto de cálculos quanto das partes mais práticas do aprendizado. ... Embora inclua cursos com perfis bem distintos, a área das Ciências Exatas e da Terra tem por característica a presença de disciplinas baseadas em cálculos físico-matemáticos. O campo é muito amplo.
Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
A biosfera terrestre é fruto da reunião das diferentes partes do sistema da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
troposfera
Sua espessura varia entre 350 e 800 km, mas pode chegar a apenas 80 km, dependendo da atividade solar. Quando esta diminui de intensidade, a espessura da termosfera diminui também. É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. Com a altitude, os gases da mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos, inclusive o oxigênio.
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.