Na medicina ocidental, estase significa o estado no qual o fluxo normal de um líquido corporal para. Por exemplo, o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos ou o fluxo do conteúdo intestinal através do trato digestivo.
A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente. O alimento, então, move-se lentamente do estômago para o intestino delgado ou pára de se mover por completo.
Gastroparesia é disfunção na motilidade gástrica de forma que o esvaziamento do órgão é lentificado, sem que haja qualquer obstrução mecânica.
O retardo do esvaziamento gástrico, também conhecido como gastroparesia, trata-se de um transtorno da motilidade gástrica em que a habilidade do estômago para se contrair e ser esvaziado encontra-se prejudicada.
A fase precoce (0-2 h) reflete a função do fundo gástrico (sólidos sendo empurrados para o antro para trituração) e a fase tardia (de 2 a 4 horas) reflete trituração mais antral e propulsão da refeição para o duodeno.
O controle desse sistema é exercido de forma complexa pela intergação do sistema nervoso central, inervação e peptídeos que agem como hormônios ou neurotransmissores. O processo é iniciado pela chegada de alimento ao estômago provocando distensão do órgão e contrações musculares.
Cintilografia para Determinação do Tempo de Esvaziamento Gástrico. Este exame é realizado com o objetivo de observar parte do processo de digestão, com enfoque no estômago, no duodeno e nas alças intestinais.
O relaxamento receptivo é, portanto, o relaxamento da musculatura do fundo do estômago e da porção proximal do corpo durante o processo de deglutição. Por sua vez, esse processo consiste em um reflexo longo vago-vagaI, o qual pode ser abolido experimentalmente por vagotomia bilateral.
Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.
Consuma frutas de preferência com casca e bagaço; Faça atividade física regularmente para estimular movimentos do peristaltismo intestinal; Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos, concentre-se, evite leitura ou celular; Controle o estresse e a ansiedade.
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.