Explicação: nao devemos ver o lixo como um fim, e sim, um meio para novas possibilidades. o lixo pode ser transformado em outras coisas, ser reciclado de maneira simples utilizando e misturando materiais.
Lixo Extraordinário é um filme que mostra o estatuto da arte e a questão do lixo na sociedade contemporânea, o árduo trabalho dos catadores e a possibilidade de transformação que a mudança da percepção artística pode proporcionar. ... O artista Vik Muniz já foi pobre e viveu em um bairro de classe média baixa em São Paulo.
Vick Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate....e sua proposta ao idealizar o documento lixo extraordinário é mostrar a vida difícil de várias pessoas que vivem no lixo que dependem dele para sobreviver.
Lixo extraordinário (Waste Land) A idéia é reproduzir fotos tiradas no local em grandes retratos com o material encontrado nos amontoados de lixo. Com a ajuda dos catadores, o artista cria as obras de arte e ao mesmo tempo conhece suas histórias de vida.
Conceituado no mercado internacional, Vik Muniz mora atualmente entre o Rio de Janeiro e Nova York.
Vik expôs suas obras em diversos museus o que o tornou cada vez mais renomado. Elas foram expostas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, dentre outros.
Nascido em 1961 em uma família pobre de São Paulo, sob a ditadura militar que forjou seu caráter, Vik Muniz passou sua infância fazendo rabiscos. Seu pai era garçom, sua mãe atendente. Sua avó era, segundo ele, fascinante. "Ela aprendeu a ler sozinha".
Resumo da concepção artística de Vik Muniz Vik Muniz: A ideia de você criar uma construção a partir de um material, cuja estética, pela associação ao significado do lixo, já está muito poluída, já impregna tudo que não é usável.
Artista Vik Muniz Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia. Atualmente, Vik Muniz é conhecido mundialmente por suas obras inusitadas onde utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra,café, dentre outros.
Vik sempre utiliza em suas obras grandes elementos que remetem à ideia de sustentabilidade, e por isso, esse fato tornou-se marca registrada do autor.
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que recebeu notoriedade mundial por suas fotografias que incorporam materiais recicláveis a arte. ... Ele ressignifica os objetos, transformando-os de algo considerado como lixo em matéria prima para obras plásticas luxuosas, avaliadas em centenas de dólares.
Resposta. Resposta: Sim pq ele usa lixo, materiais recicláveis para confeccionar a suas obras isso contribuem bastante para o meio ambiente e a natureza.
R: Com os catadores do próprio lixão. 4) Porque escolheu trabalhar com aquele material? R: Para mostrar que o que nós consideramos lixo, também pode ser transformado em arte.
Jardim Gramacho
Sou contra a ideia de originalidade como princípio para fazer arte. É por isso que você recorre a materiais inusitados para criar, como chocolate, açúcar, sucata, poeira? É uma questão de processo. A razão pela qual eu busco materiais e formas diferentes é para me expor a experiências diferentes.
O processo de trabalho de Vik Muniz consiste em compor imagens com os materiais, normalmente perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las, resultando no produto final de sua produção. As fotografias de Vik fazem parte de acervos particulares e também de museus de Londres, Los Angeles, São Paulo e Minas Gerais.
Qual foi o maior aprendizado pessoal que Lixo Extraordinário te proporcionou? O maior aprendizado que eu tive foi com os personagens/catadores do filme. Descobri que existe um mundo rico de valores, dignidade e humor num lugar onde normalmente só se vê miséria. Como montadora, você assinou vários filmes premiados.