O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.
Diferenças entre Raciocínio Indutivo e Dedutivo O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.
A dedução é um método de raciocínio que tem como objetivo comprovar ou demonstrar uma teoria geral. Na lógica, a dedução serve como comprovação da validade de argumento. Assim, todos os casos particulares estarão submetidos a uma regra geral (universal). ... Nela, a razão é o fundamento de todo o conhecimento válido.
Etimologia. Do latim intuitione, formado a partir da união de "in-" (em, dentro) e "tuere" (olhar para, guardar). No português, provavelmente uma inflexão do francês "intuition" (contemplação, conhecimento imediato, pressentimento que nos permite adivinhar o que é ou deve ser), originado do latim.
Os arrepios que você sente, um aperto no peito, uma sensação de leveza, por exemplo, junto a uma imagem simbólica ou uma frase simples que aparecem ao mesmo tempo, todo esse conjunto de informação é a sua intuição. A informação que surge da intuição nunca é uma dúvida, é sempre algo preciso e certeiro.
“Na psicanálise, tratamos os transtornos mentais como singularidades, e não 'doenças'. É uma paranoia quando isso atrapalha a vida da pessoa. A paranoia só é 'doce' quando não interfere sua qualidade de vida”. A intuição é baseada e aflorada no conhecimento prévio e área de atuação, de acordo com o dr.
A intuição intelectual, emotiva e volitiva A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato.
A intuição racional pode ser de dois tipos: intuição sensível ou empírica e intuição intelectual.
O método discursivo atinge o conhecimento através da formulação de várias teses que serão aprimoradas até atingirem a realidade completa do objeto, ou melhor dizendo, o conceito. Portanto, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
O conhecimento intuitivo é um conhecimento imediato, alcaçando sem intermediária, um tipo de pensammento direto, uma visão súbita; O conhecimento discursivo vai além das informações concretas e imediatas recebidas por intuição.