O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.
Literatura. O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. ... As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.
O movimento realista se opõe ao movimento romântico, pois apresenta características distintas, dentre elas pode-se citar: Romantismo: ficção e sentimentalismo X Realismo: busca mais próxima possível do retrato da realidade.
Resposta:Estética romântica. 1. Romantismo • Surgiu em 1789, em oposição aos padrões da aristocracia. ... As ideias fundamentais da estética romântica podem ser resumidas pelas expressões gênio, imaginação criadora, originalidade, expressão, comunicação, simbolismo, emoção e sentimento.
Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. * Valorização das fontes populares – o folclore: Os autores buscavam inspiração nas narrativas orais e nas canções populares, manifestação do nacionalismo romântico.
Que característica do romantismo percebemos na descrição abaixo? “A alvura de sua tez fresca e pura escurecia o mais fino jaspe […] ... c) O desvendamento do mundo psicológico das personagens que, em nosso romantismo, é traço prenunciador do realismo.
O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Explicação: Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.
Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Principais obras e autores do Romantismo
Principais Autores
O Filho do Pescador
Lady Murasaki Shikibu é considerada a autora do primeiro romance escrito do mundo: “Genji Monogatari”, provavelmente escrito em 1007.
Autores brasileiros O romance urbano A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo é considerado o exemplo de folhetim mais popular da história do Brasil, tendo sido sucesso de vendas numa época em que a maioria da população do país ainda era analfabeta.
Desse modo, em 1836, o Romantismo foi inaugurado no Brasil com a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.
O período romântico se estendeu até 1881, com a publicação do romance realista de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Resposta. pelas publicações de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e de O Mulato, de Aluísio Azevedo, obras que inauguraram o Realismo e o Naturalismo, respectivamente.
Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de ...
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.
As principais características da pintura romântica são: Corte com o academicismo neoclássico; O artista emancipa-se da encomenda e faz a sua obra baseado nos impulsos da sua alma e na sua própria inspiração; ... O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções.
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
As principais características da terceira geração modernista são:
Literatura. Ruptura com a 1ª e a 2ª fase modernista, experimentação estética e a busca por uma nova expressão literária foram as principais características da terceira geração modernista.
A Terceira Geração Romântica tem como principais características: