O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. ... O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público.
Os Tributos são valores que devem ser pagos ao poder público. São pagamentos obrigatórios onde a população deve dar uma parte de sua renda para custear atividades do Estado, como operações de manutenção e desenvolvimento. Todos os tributos são sempre criados e regulamentados por uma lei.
A realização do planejamento tributário é dever de um empreendedor que quer fazer o negócio crescer na legalidade. Todo segundo gasto ao planejar e conhecer as suas obrigações fiscais reduz as possibilidades de multas e outras dificuldades com a fiscalização.
Como fazer um planejamento tributário: passo a passo
Primeiramente, é importante saber que todo planejamento tributário começa com simulações....O cálculo do IRPJ seria:
Os tipos de planejamento tributário
O enquadramento tributário é o conjunto de normas que estabelecem quanto e quais tributos serão pagos pela empresa. Existem três regimes tributários brasileiros: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
De forma simples, o enquadramento tributário é definido pelos tipos de impostos que as empresas devem recolher ao Governo, de acordo com sua atividade econômica e faturamento. ... Isso significa que os impostos serão pagos de acordo com normas que variam segundo o lucro da empresa durante 12 meses.
Mas, planejar para quê? Bom, o principal objetivo do planejamento tributário é reduzir as despesas de uma empresa. Entenda, esses valores que incidem sobre o negócio ao serem reduzidos, recebem o nome de elisão fiscal.
Três são as finalidades do planejamento tributário: 1) Evitar a incidência do fato gerador do tributo. 2) Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo. 3) Retardar o pagamento do tributo, postergando (adiando) o seu pagamento, sem a ocorrência da multa.
Os tipos de enquadramentos tributários são: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. O mais indicado é que essa escolha seja feita por profissional habilitado para instruir na melhor opção através de estudo tributário específicos a cada caso.
O primeiro passo é consultar o CNPJ ou Inscrição Estadual no Portal do SINTEGRA. Ao realizar a consulta no SINTEGRA, é exibido as informações completas do Contribuinte, basta procurar pela informação apresentada no campo do Regime Tributário. Selecione o Estado em que a empresa se localiza; Exemplo: São Paulo.