Utilizadas na prova para medir a capacidade de interpretação e de compreensão do texto pelos estudantes, a tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Dele também fazem parte a charge, a caricatura, o cartum e a história em quadrinhos, segundo a docente.
Tirinha é um gênero textual, de cunho humorístico, as vezes político, feita de pequenas falas que muitas vezes, tem um tom ambíguo. E é representada por desenhos, que ilustram a obra, muitas vezes, constituído por quadro quadrinhos sequenciais, ela é um subgrupo da história em quadrinhos o HQ, por ser mais curtas.
Estruturalmente, em geral, as tirinhas são dividas horizontalmente em um número limitado de quadrinhos; são compostas de balões, os quais representam a fala, o pensamento, enfim, a expressão dos personagens, de linguagem visual e de legenda, a qual normalmente apresenta a fala do narrador.
As tiras são um tipo de HQ, que possuem a presença da linguagem verbal e não-verbal e devem ser exploradas durante as aulas de língua portuguesa, seja para explorar questões gramaticais ou a interpretação e exploração de usos da linguagem em diversos contextos sociocomunicativos.
Verificado por especialistas a) A voz que aparece nas legendas é a do narrador, que se revela como um caramujo no último quadrinho.
b) Por que foram utilizados balões no último quadro? Porque o narrador, o caracol, mostra-se agora como personagem.