Resposta:A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
Pressupostos Básicos da Análise Microeconômica A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta e nem é afetado pelos demais.
A Macroeconomia se ocupa com o estudo do funcionamento global da economia de um país, enquanto que a microeconomia se ocupa com o estudo de cada ator econômico, de forma individual (específica).
A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Ordem dos Economistas: Artigo - O Papel da Microeconomia no Crescimento Económico. É ponto assente que a ciência económica, responsável pela análise, interpretação e explicação dos fenómenos de natureza económica ocorridos na sociedade, deve também abranger os fenómenos de natureza social e humana.
A Microeconomia, também conhecida como a "teoria dos preços", analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
A teoria do consumidor, ou teoria da escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e com eles enfrentam os trade off (trade off é quando a solução de um problema acaba gerando outro problema) e as mudanças em seu ambiente.
A partir desses princípios, a análise microeconômica passa a visualizar a oferta e procura em um mercado de bens e serviços, e a explicar os fatores que acontecem neste comércio, como a decisão de cada agente econômico, até a formação dos preços existentes.
Análise Macroeconômica. O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a compreender e analisar os fenômenos sócio-econômicos em uma economia aberta para fins de tomada da decisão. Para tanto, o enfoque do curso será na análise das políticas econômicas e dos seus resultados sobre o desempenho econômico do país.
Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.