Controle do ciclo celular O ciclo celular apresenta mecanismos de controle que regulam seus processos, como a síntese de proteínas e a divisão celular. Esses mecanismos são de extrema importância, pois a proliferação descontrolada das células, por exemplo, pode resultar na formação de tumores.
O controle do ciclo celular é bastante rígido, pois qualquer erro na regulação deste processo pode levar à formação de células defeituosas que, por sua vez, têm o potencial de se reproduzir e passar este defeito para suas células-filhas, podendo ter conseqüências desastrosas para o organismo.
Uma célula somática normal na espécie humana possui no seu núcleo 2n cromossomos, ou seja, 46 cromossomos. 46 moléculas de DNA, cada uma com duplo filamento, uma para cada cromossomo. 23 moléculas de DNA, cada uma com duplo filamento, duas para cada cromossomo.
Interfase
A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.
Resposta: Quando uma célula se divide durante a mitose, algumas organelas são distribuídas entre as duas células-filhas. Por exemplo, as mitocôndrias são capazes de crescer e se dividir durante a intérfase, de modo que cada célula-filha tenha mitocôndrias suficientes.