A Dark Web refere-se especificamente a sites que existem atrás de várias camadas de criptografia e não podem ser encontrados usando mecanismos de pesquisa tradicionais ou visitados usando navegadores da web tradicionais.
Dark Web é a camada mais profunda da internet. Além de também não ser indexada, aqui estão concentrados e-commerce ilegais – mercado de armas e drogas – exploração infantil e práticas proibidas.
Existem três grandes redes de Dark Web (TOR, Freenet e I2P) e inúmeras outras menores. O TOR, a maior Dark Web, foi desenvolvido por três cientistas, Paul Syverson, Mike Reed e David Goldshlag.
Ela surgiu em 2003 e atua de maneira semelhante ao Tor, jogando tráfego de um lado para o outro para evitar detecção. Ela é uma comunidade bem independente e começou como um braço da Freenet, se especializando em download de torrents em países com leis pesadas contra pirataria.
A deep web surgiu graças ao Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos, que criou o The Onion Routing, um sistema de comunicações secreto que seria responsável por enviar dados e análises de sistemas através da internet anonimamente.
Traduzida literalmente como “internet profunda”, a deep web é a camada que fica logo abaixo da internet “rasa” - aquela que aparece nos mecanismos de busca e que fornece conteúdo aberto para qualquer pessoa conectada.
Entrar na deep web pelo Android
Por que a Deep Web é tão temida? Uma das diversas camadas da deep web é a dark web, que é o local em que se encontra todo o tipo de acesso e serviços que são, por lei, considerados crimes, como a pornografia infantil, compra e venda de armamentos, e até serviços de homicídio.