substantivo feminino Qualidade ou estado do que é sinuoso; tortuosidade, curva. Dobra sinuosa, seio. [Figurado] Subterfúgio, rodeio, tergiversação.
Significado de Sinuoso adjetivo Que faz curvas; tortuoso, recurvado, curvo: o curso sinuoso do rio. [Figurado] Que não é claro na fala; que usa de subterfúgios. [Figurado] Em quem não se pode confiar; duvidoso.
Meandros é o plural de meandro. O mesmo que: disfarces, voltas, complicações, desvios, enredos, ramais, sinuosidades.
substantivo feminino Estado do que é tortuoso. [Figurado] Ardil, manobra astuciosa e insincera.
Uma pessoa que engana uma ou mais pessoas; pessoa que se faz não saber de algo e enfim sabe de tudo e nega para as pessoas. Quem tem tortuosidade é uma pessoa que engana os outros.
A síndrome de tortuosidade arterial (ATS) é uma doença rara do tecido conjuntivo, caracterizada por tortuosidade e alongamento das artérias de calibre médio e grande e uma propensão para a formação de aneurismas, dissecção vascular, e estenose das artérias pulmonares.
A tortuosidade coronariana leva a alterações no fluxo coronariano com redução na pressão de perfusão distal e, por último, aparecimento da isquemia miocárdica. A decomposição dos vetores de força com grande perda de energia cinética e a presença de curvas aumenta o trajeto do sangue para chegar ao miocárdio.
Forma-se em geral quando o rio corta o "pescoço" de um meandro encurtando o seu curso, o que faz com que o antigo canal fique rapidamente bloqueado e se separe do rio. Se só se corta uma curva, o lago formado terá forma de meia-lua, enquanto que, se ficam isoladas mais de uma curva, o lago terá uma forma serpenteada.
Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica.
A palavra afluente pode ser um substantivo masculino, significando um rio que deságua em outro, ou um adjetivo, significando algo abundante ou que aflui em direção a outro. ... Enquanto substantivo, efluente é sinônimo de resíduo, rejeito, despejo e esgoto. Enquanto adjetivo, afluente é sinônimo de emanante.
Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.
Nascentes são manifestações superficiais de água armazenada em reservatórios subterrâneos, conhecidos como aquíferos ou lençóis, e que dão origem a pequenos cursos d'água. Estes pequenos constituem os córregos que se ajuntam para formar riachos e ribeirões e que voltam a se juntar para formar os rios.
2.
- Foz é o nome do rio que desagua no mar.
A variação do volume de água dos rios durante o ano recebe o nome de regime fluvial Um Regime pode ser Regular: Caso o volume da água se mantenha. Irregular: Caso o volume da água varia. Perene: Nunca seca. Intermitente: Seca/congela numa parte do ano.
Rio principal é um termo que em hidrologia define o curso de água principal numa determinada bacia hidrográfica, na qual todas as correntes afluentes fluem. Visto em termos da ordem o rio principal é o que tem o maior valor entre todas as ramificações do sistema.
O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. ... O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.
Significado de Rio substantivo masculino Curso de água natural que deságua noutro, no mar ou num lago: os rios correm para o mar. [Figurado] Quantidade considerável de líquido: chorar rios de lágrimas. [Figurado] Grande quantidade de; excesso: ganhar rios de dinheiro. expressão Os rios correm para o mar.
O Rio é uma corrente de água que flui continuamente e os lagos são é uma porção de água cercada por terra. os dois são armazenamentos de água, mas a diferença entre eles é que o rio é natural e os lagos não.
Mar= Porção de água salgada próxima dos litorais/regiões costeiras. Oceano= Porção de água salgada mais profunda e longe das regiões costeiras.
Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra (na verdade, são as terras emersas que são delimitadas pelos oceanos), enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas.
As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.
Resposta. Resposta: Os mares, por serem menores e mais ligados aos continentes, apresentam uma menor distância entre o fundo e a sua superfície, já os oceanos são imensamente mais profundos.
Atlântico
Os Mares e Oceanos do mundo correspondem às massas líquidas do planeta Terra que banham os continentes, ao lado dos rios, lagos e lagoas. No entanto, eles são formados por grandes porções de água salgada e cobrem cerca de 71% da superfície terrestre.
Resposta. Explicação: 1-A diferença é que os oceanos são mais profundos e maiores que os mares. 2-As características citadas correspondem ao Oceano Pacífico, que é o maior oceano do nosso planeta.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
No planeta são identificados cinco oceanos, apesar de todos possuírem ligações uns com os outros, são classificados como: oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.
Os mares são classificados em: mares abertos, mares interiores e mares fechados; organizados de acordo com a sua disposição no espaço e suas características geográficas. Mares abertos: são mares ligados com oceanos vizinhos. Mares interiores: são mares ligados com oceanos vizinhos por meio de estreitos.