Segmentar é analisar preferências e necessidades para reunir pessoas em um grupo comum para receber propagandas de acordo com seus desejos de consumo. Isso é importante, pois ao estudar seu público-alvo, uma empresa pode detectar características específicas que geram oportunidades para novas estratégias.
Ramo de atividade é definição de qual segmento uma empresa vai atuar. Separado em três categorias, indústria, comércio e serviços, dentro de cada há diversas possibilidades de atuação, tais como fabricação de produtos, vendas ou prestação de serviços.
O segmento de mercado, portanto, é uma parcela menor do todo, formada por indivíduos que apresentam perfis, hábitos e gostos muito semelhantes. Também chamados de nichos, esses grupos podem ser segmentados por: Idade. Sexo.
Tipos de segmentação de marketing
O conceito de segmentação consiste na seleção de grupos de clientes com perfis e demandas similares alinhados com sua proposta de valor e que sejam atrativos para seu negócio. A atratividade está relacionada ao tamanho desses segmentos e sua perspectiva de rentabilidade.
Segmentação do Cliente: Comportamental Ao se segmentar com base na conscientização, as empresas podem optar por enviar aos seus clientes leais uma campanha publicitária, ao mesmo tempo em que orientam uma campanha adicional para potenciais clientes que ainda não construíram um relacionamento com a marca.
Fazendo parte do que chamam de setor terciário, o varejo possui como principais estabelecimentos os supermercados e hipermercados, farmácias, concessionária de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, etc.
Trabalham em hospital profissionais de limpeza, administração, diretoria, recepção, e principalmente profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos etc.