Já a museografia, estuda os aspectos técnicos do museu, ou seja, a instalação das coleções, o clima, a arquitetura do edifício, os aspectos administrativos e demais atividades de rotina ao universo dos museus. A museografia é, portanto, uma atividade técnica e prática.
A Nova Museologia é um movimento de larga abrangência teórica e metodológica, cujos posicionamentos são ainda centrais para uma efetiva renovação de todos os museus do século XXI.
II e III III e IV I, II e III I, II e IV I e III 9a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Como o movimento da Nova Museologia (1982) percebeu os museus? Museus como depósito de objetos com valor testemunhal.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.
A origem etimológica da palavra museu vem do grego e quer dizer musas. As musas eram entidades da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine, a deusa da memória.
Surge o Primeiro Museu: a Biblioteca de Alexandria Em Alexandria, durante o século II a.C., o termo mouseion foi utilizado pela primeira vez para denominar um espaço destinado ao saber enciclopédico. Os objetos artísticos e as obras de arte eram recolhidas em templos, santuários e tumbas.
O significado original da palavra “museu” vem do grego mouseion: “templo ou morada das musas, ou seja, um local de inspiração divina e de onde provinham aquelas que estimulavam a criativade dos artistas e intelectuais”. O primeiro prédio a receber esta denominação foi a Biblioteca de Alexandria destruída em 640 d.
Na mitologia grega, Museu (em grego antigo Μυσαῖος / Musaĩos) é um personagem lendário associado a Orfeu. Poeta e músico, era filho de Eumolpo e da Lua, ou filho de Antiophemus, e discípulo (ou imitador) de Orfeu, segundo algumas versões, e filho do próprio Orfeu, segundo outras.
O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.
Além de servir para o aprendizado visual, o museu ajuda a incorporar sentidos e fortalece a individualidade sensível e social. A arte potencializa o questionamento, contribui para as pessoas se expressarem porque provoca diálogos.
O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.
O homem está sempre preocupado em preservar sua história e sua memória, colecionando artefatos. Os museus são instituições com tipologias diferentes que guardam acervos, peças integrantes da memória cultural de uma cidade, de um país. ...
Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender determinados acontecimentos. Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. ... Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender ainda mais determinados acontecimentos.
Resposta. O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo.
É proibido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Museu, e não permite-se mascar chicletes ou balas. 5. Para a segurança e conforto de todos não é permitido correr ou gritar em qualquer área do Museu.
As principais atividades do Museu da maré são preservação, registro e divulgação histórica da comunidade da maré no estado do Rio de Janeiro.
10 regras a ter em conta quando visitamos um monumento / museu / espaço
Resposta: As pessoas vão ao museu porque eles guardam a história de um povo e visitá-los nos possibilita entender quem somos e saber mais sobre o mundo em que vivemos.
Os museus nos processos pedagógicos exercem papel fundamental, pois possibilitam aos interessados, em especial às crianças, à pesquisa a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, bem como a interatividade nos casos onde isso é possível.
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. No início, sua finalidade era apenas de salvaguardar e não de disseminar as informações culturais.
Os museus virtuais tem como maior objetivo o de preservar e divulgar a memória das instituições museais na internet. ... E, por último, os museus realmente interativos, que são aqueles onde existe uma relação entre o museu virtual e o museu físico, sendo acrescentados elementos de interatividade, que envolvem o visitante.