A progesterona é responsável pela manutenção da gestação. O baixo nível desse hormônio no início da gestação, associado a sangramentos e dores, é um indício de inviabilidade da gravidez.
O papel da progesterona na gravidez é de preparar o corpo inteiro da mulher para receber um outro ser vivo. Durante o momento da gravidez, a produção de progesterona ocorre inicialmente no corpo lúteo, uma estrutura que surge assim que o óvulo é liberado no ovário e que em seguida se mantém pela placenta.
Já nas grávidas com elevado risco de aborto, a progesterona normalmente é injetada diretamente na vagina, pelo obstetra ou ginecologista. Sendo assim, na maioria dos casos, a ingestão deste tipo de medicamento acontece durante 10 dias seguidos e após o 17º dia do ciclo menstrual.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.
O corrimento rosado é um dos primeiros indícios de uma gestação. É na verdade um escape que dura geralmente de 2 a 3 dias, que indica que o óvulo foi fertilizado por um espermatozoide, chegou ao útero e está ocorrendo a implantação na parede uterina.