EQST

Quais So As Faces Do Fgado?

Quais são as faces do fígado?

O fígado pode ser dividido em lobos direito e esquerdo, que estão marcados na superfície diafragmática pela INSERÇÃO DO LIGAMENTO FALCIFORME e, na superfície visceral, pela FISSURA PARA O LIGAMENTO VENOSO, posteriormente, e pela FISSURA PARA O LIGAMENTO REDONDO, anteriormente.

O que é drenagem no fígado?

Drenagem Biliar Percutânea é um procedimento não cirúrgico em que um cateter é colocado através da pele no interior do fígado para drenar a bile. A necessidade deste procedimento é geralmente devido a obstrução dos dutos biliares, responsáveis pelo transporte da bile do fígado ao intestino.

O que é dreno de pigtail?

O dreno de pigtail apresenta menor calibre quando comparado ao tubo de drenagem, e, por isso, seu uso é mais indicado para drenagem de ar (em casos de pneumotórax), tendo em vista que haveria maior risco de obstrução se houvesse drenagem de líquidos.

Quais são os cuidados de enfermagem com o dreno de KERH?

Cuidados:

  • Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. ...
  • Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno. ...
  • Lave bem as mãos com água e sabão.
  • Feche o pinçador (Clamp) do tubo.
  • Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou jarra.

O que é dreno de Kerr?

Dreno de Kerr: introduzido na região das vias biliares extra-hepáticas, utilizados para drenagem externa, descompressão ou, ainda, após anastomose biliar como prótese modeladora, devendo ser fixado através de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo sua remoção espontânea ou acidental ...

O que é dreno de sucção?

É um sistema fechado que utiliza uma leve sucção (vácuo) para retirar líquidos e sangue acumulados embaixo da pele onde foi realizada a cirurgia.

Para que serve o dreno cirúrgico?

Eles servem para prevenir e evitar o acúmulo de líquido e sangue no local da cirurgia. Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção. Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa.

Como esvaziar um dreno de sucção?

O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.

Como deve ser manuseado o dreno de sucção?

Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:

  1. Lave as mãos;
  2. Clampeie o dreno;
  3. Retire cuidadosamente a tampinha para evitar contaminação da mesma;
  4. Despreze o débito do dreno.

Quais tipos de drenos e seus cuidados?

Drenos e os cuidados de Enfermagem

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Quais os tipos de drenos mais utilizados?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Qual o conceito científico dos drenos e quais os riscos advindos do uso de drenos?

O dreno têm uma tendência a fechar-se ou entupir, resultando em fluidos retidos que podem contribuir para a infecção ou outras complicações. Assim, os esforços da equipe de saúde devem ser dirigidos para manter e avaliar a permeabilidade.