Introdução: A revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.
Desta forma, a revisão bibliográfica é indispensável para a delimitação do problema em um projeto de pesquisa e para obter uma ideia precisa sobre o estado atual dos conhecimentos sobre um tema, sobre suas lacunas e sobre a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento (Lakatos e Marconi, 2010).
Pesquisa Bibliográfica, segundo GIL (1999), pode ser classificada quanto aos procedimentos técnicos de uma pesquisa, e ocorre quando é baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, anais, publicações avulsas, imprensa escrita e até eletronicamente, disponibilizada na Internet.
Pode-se destacar, segundo Prodanov & Freitas (2013, p. 115-116), que a análise e interpretação dos resultados deve-se: ... - Descrever a análise, interpretações dos dados e discussões técnicas, podem ser conjugadas ou separadas, conforme melhor se adequar aos escopos do trabalho.
13). Desse modo, pesquisa bibliográfica não é o mesmo que revisão de literatura. A primeira restringe seu campo de investigação à resolução de um problema, enquanto a revisão de literatura visa a oferecer bases teóricas e/ou metodológicas à consecução do estudo.
Crie a sua pesquisa gratuitamente agora!