EQST

O Que Retrovirus Exemplos?

O que é retrovirus exemplos?

São exemplos de retrovírus: os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2), o vírus da leucemia de bovinos (BLV), o vírus da imunodeficiência de felinos (FIV), o vírus linfotrópico humano tipo I e II (HTLV-I/II – Human T Lymphotropic Virus Type I/II).

O que é um retrovírus?

O retrovírus é um tipo de vírus que contém como material genético o RNA associado à enzima transcriptase reversa. Os vírus podem ser classificados de acordo com seu genoma, constituído de DNA ou RNA, em fita simples ou dupla, linear ou circular, de polaridade positiva ou negativa.

Como age o retrovírus no nosso organismo?

Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro.

O que são os adenovirus e retrovirus?

Adenovírus: são do tipo DNA e a transmissão para os seres vivos ocorre por contato direto (transmissão fecal-oral), sendo que pode ser transmitido também através da água, porém neste último caso com menos frequência. Retrovírus: são do tipo RNA.

São classificados em adenovírus e retrovírus?

Os vírus são classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, de acordo com a forma do capsídeo e também pelos organismos que eles são capazes de infectar. Veja os exemplos a seguir. Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV.

Qual a diferença entre Capsideo e envelope viral?

Em muitos vírus o capsídeo é a estrutura externa, noutros casos, existe um envelope de estrutura bilipídica composto por fosfolípidos e algumas proteínas membranares, semelhante às membranas celulares das células, de quem é "roubado". O capsídeo e o envelope guardam o frágil ácido nucleico, ADN ou ARN.

O que é um vírus envelopado para que serve o envelope viral?

O envelope é composto de duas camadas lipídicas intercaladas com moléculas de proteína (bicamada de lipoproteínas) e pode conter material da membrana de uma célula hospedeira da qual o vírus saiu. O vírus obtém as moléculas lipídicas da membrana celular durante o processo de brotamento viral.

O que vem a ser capsídeo viral?

Capsíde ou capsídeo é o invólucro de origem proteica dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.

O que é capsídeo e Capsômero?

Capsómeros ou capsômeros são unidades formadoras de capsídeos. Essas unidades se agrupam ao redor do ácido nucleico. ... Os capsômeros possuem importante papel na preservação do material genético do vírus, seja ele constituído por RNA ou DNA. Envolvendo os capsômeros, temos o envelope viral.

Como o vírus se multiplica?

Os vírus multiplicam-se no interior das células infectadas graças à inserção de seu material genético, que passa a comandar o metabolismo da célula hospedeira. Cada vírus possui um mecanismo diferente de multiplicação.

O que é ciclo lítico e Lisogênico de um bacteriófago?

Os ciclos lítico e lisogênico são ciclos de multiplicação do bacteriófago quando em contato com a célula da bactéria e podem ser diferenciados de acordo com o comportamento do vírus.