Prezado (a), lordose e cifose são as curvaturas que possuímos na coluna (cervical, torácica e lombar), quando se fala em retificação da lordose fisiológica cervical significa que teve uma diminuição dessa curva na região do pescoço.
Exercícios para retificação da coluna cervical
A causa da dor nas costas está na alteração da postura das mulheres, que, devido ao peso da barriga, deslocam o centro de gravidade para a frente. Essa projeção da barriga gera uma hiperlordose lombar, ou seja, um aumento na curvatura da coluna lombar.
A retificação da coluna é uma condição em que as curvaturas naturais da coluna estão alteradas. Esse desvio pode ser causado por diversos motivos como má postura ou encurtamento muscular.
Articulações saudáveis necessitam de boa mobilidade e músculos fortes e resistentes. Preparamos para vocês uma série de exercícios que contribuem para a mobilidade da coluna vertebral. Mobilidade nada mais é que a capacidade da articulação de se movimentar em sua total amplitude.
Um exercício de mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar a amplitude com que se realiza uma atividade. Esses exercícios podem ser simples ou complexos e geralmente utilizam apenas o peso corporal.
Nessa região, a curvatura é chamada de lordose cervical. Esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral.
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
As vértebras lombares são os maiores segmentos da porção móvel da coluna vertebral. No ser humano, encontram-se cinco vértebras lombares, nomeadas de L1 até L5, compondo, assim, a região lombar.
A vértebra L5 é o local mais comum de espondilólise e espondilolistese. Além disso, enquanto a maioria das pessoas possui cinco vértebras lombares, existem indivíduos que possuem quatro ou seis vértebras. Nesses indivíduos as desordens lombares que normalmente afetam L5 irão afetar L4 ou L6.
L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna. Procure um especialista em ortopedia – coluna para ver a gravidade do seu caso.