Radiciação é a operação que realizamos quando queremos descobrir qual o número que multiplicado por ele mesmo uma determinada quantidades de vezes dá um valor que conhecemos. Exemplo: Qual é o número que multiplicado por ele mesmo 3 vezes dá como resultado 125? Portanto, vimos que o 5 é o número que estamos procurando.
O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz. No nosso caso é uma raiz de grau 3 (raiz cúbica). ... Podemos simplificar números elevados ao quadrado que estão dentro de uma raiz quadrada, pois o numerador e denominador são iguais.
Trata-se de um caso particular de radiciação, no qual o índice do radical é igual a 2, ou seja, é a operação inversa das potências de expoente igual a 2. Quando um número positivo possui raiz quadrada exata, dizemos que esse número é um quadrado perfeito.
3 não tem raiz e é a raiz de nove porque 3x3=9 e 3 ao quadrado ou elevado a segunda potência (é a mesma coisa) é 3x3=9.
Olá! Sabendo que 3^2 (elevado a 2) é igual a: 3.
Resposta. A raiz quadrada de 2 elevado na 2 é 2.
O resultado de (2√2)² é o número 8.
Analisando os valores, essa fração não possui um resultado exato, pois a √2 é um valor irracional. Aproximando as casas decimais, podemos dizer que a √2 equivale a 1,414 e o resultado dessa divisão seria 0,707.
A radiciação é a operação matemática inversa à potenciação. “√1” lê-se “raiz quadrada de um”, e “∛1” lê-se “raiz cúbica de um”.
O número 80 é divisível por 2 e por 5!
Logo: √45 = 3√5 Logo, a unidade e a primeira casa decimal do número √45 compõe: "6,7".