Conservação de alimentos com sal. A desidratação dos alimentos é uma técnica de conservação que consiste em retirar a água presente no alimento. Este processo impede o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos. Uma das técnicas mais antigas empregadas na desidratação é a adição de sal aos alimentos.
As pessoas conservavam os alimentos antes da invenção da geladeira por meio do uso do sal, por exemplo, que era parte do pagamento dos soldados romanos. As propriedades do sal permitem que ele conserve carnes e outros alimentos.
A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.
Cocção de assados: os alimentos são cozidos diretamente no fogo, utilizando geralmente carnes com alto teor de gordura pelo fato de suportarem altas temperaturas sem queimar.
Em resumo, cocção é quando os alimentos sofrem a ação do calor, ou seja, são cozidos. Ao contrário do que se pensa, preparar um alimento não se baseia em apenas cozinha-lo, fritá-lo ou assá-lo.
Os métodos que utilizam o calor seco são: refogar sem ou com tampa (calor seco direto), assar sem tampa (calor seco indireto), grelhar (calor seco direto), saltear sem tampa (calor seco direto) e fritar (calor seco indireto).
Cocção significa o ato de cozinhar alimentos através do calor. Existem várias formas de se transferir calor para os alimentos e isso vai resultar em diferentes resultados de cozimento, conforme o tipo de alimento.
“Os alimentos crus e cozidos podem ter diferenças no teor de nutrientes, pois todo processo de cozimento transforma de alguma forma os compostos vegetais, mas isso não quer dizer que seja algo ruim”, afirma a nutróloga Camila Perlin Ramos.
Estudos demonstram que é fundamental cozinhar alimentos, especialmente carnes, ovos e peixes. Segundo estudiosos, cozinhar alimentos acima de 70° C garante um consumo mais seguro. Quando o alimento é bem cozido, as pessoas conseguem acabar com todos os microrganismos perigosos, preservando a saúde e prolongando a vida.
Cozedura, cozimento ou cocção é uma técnica culinária que consiste na preparação de alimentos mediante a utilização de calor, com o intuito de viabilizar ou facilitar a ingestão.
A melhor forma de cozinhar os legumes é com a casca, já que ali estão concentrados muitos de seus nutrientes. Antes de levá-los ao fogo, lave-os bem em água corrente. Se preferir consumir o alimento sem casca, retire-a somente na hora de servir.
Quando um alimento é cozido em líquido abundante na panela. A 100°C acontece a fervura alta, na qual você pode cozinhar massas, legumes e algumas carnes sem medo. Se for cozinhar peixes, frutos do mar, frutas e ovos, prefira a fervura branda, a 85°C.
COMO COZINHAR ALIMENTOS SEM PERDER OS SEUS NUTRIENTES?
Cozinhar no vapor O ideal seria que tudo fosse cozido no vapor, pois essa é a melhor forma de conservar os nutrientes de qualquer alimento. De acordo com a nutricionista Cátia, perde-se de 40 a 60% da vitamina C dos vegetais cozidos em imersão, por exemplo. Já no vapor, a perda varia de 10 a 30%.
Suco de abacaxi, couve, gengibre e hortelã: uma ótima opção de suco verde, essa receita que leva couve, hortelã, gengibre e abacaxi rende um suco saudável e resfrescante. A dica é tomar sem coar, para não perder as fibras.
De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.