“A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.
As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. ... Tendências Pedagógicas é um assunto bastante cobrado em concursos públicos.
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.
Resposta. Resposta: Porque critica o método e a ação da escola perante a sociedade, porque não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status que da sociedade, porque acredita que o estudante é produto do meio, ou seja, vai ter a mesma profissão do pai, por isso não precisa estudar muito.
Sendo assim, destacamos as principais tendências da Educação Física, que tem como objetivo a fidelização e a conquista de alunos, entre as quais:
Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 1930 a 1945) Pedagogicista (1945 a 1964) e Competitivista (1964 a 1985).
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA Nesta época ainda chamada de Ginástica, tinha seu objetivo na ênfase em relação à saúde em primeiro plano.
Resposta. A educação física de hoje está mais habilitada por exemplo: Hoje temos uma quadra em alguns lugares seguros com técnicos verdadeiros. a de antigamente tinha quadras em lugares com brevidade de buracos sem terminação da quadra, oque poderia ter acontecido de uma bola sair da quadra.
Eram treinado atividades como flexão, corrida, polichinelo, abdominal entre outras. Alem do mais no final do ano tinha a olimpiadas da escola onde se competia todas as modalidades de jogos e resistencia fisica a flexao, corrida, polichinelo, abdominal e outras atividades de jogos de coordenação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.