Os medicamentos de uso oftálmico podem ser usados para fins diagnósticos ou terapêuticos e se apresentam sob a forma de pomada ou colírio. Alguns tipos de medicamentos estão inseridos dentro de um disco, que deverá ser introduzido no olho para absorção do medicamento.
Consiste na aplicação de colírios e pomadas oftálmicas nos olhos. Prevenir, proteger, aliviar sintomas e tratar; • Anestesiar o olho para intervenções; • Auxiliar na investigação diagnóstica; • Lubrificar os olhos; • Evitar ulceração da córnea; • Provocar dilatação da pupila (midríase) ou constricção da pupila (miose).
Definição: É a administração de medicamentos em gotas ou em pomadas na região ocular. 2. Objetivo: Aplicar antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios ou lubrificante na região dos olhos.
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.
Significado de Tópica substantivo masculino Doutrina dos tópicos ou dos remédios tópicos, dos medicamentos cuja aplicação é feita num lugar específico. adjetivo [Medicina] Relativo ao medicamento aplicado num lugar específico.
A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Os músculos de escolha são o grande glúteo, o glúteo médio e o vasto lateral da coxa....É a administração de medicamento no músculo.
Vantagem: Medicações irritantes para o tecido subcutâneo podem ser feitas por essa via. Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido.
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.
Vantagens da via parenteral Possibilita a administração de medicamentos mesmo sem a cooperação do paciente; Proporciona maiores níveis sanguíneos em tempo menor; Permite reposição rápida de líquidos, eletrólitos e outras substâncias orgânicas, perdidos pelo paciente em casos acidentais ou patológicos.
O ângulo de aplicação também deve ser realizado para evitar uma aplicação intramuscular da insulina e poderá ser de 90 ou 45 graus. Para definir o ângulo correto, deve-se considerar a faixa etária, o comprimento da agulha e a espessura de tecido subcutâneo no local de aplicação.
Insira a agulha em um ângulo reto (90°) com o bisel lateralizado, no sentido das fibras musculares; 10. Com a outra mão, puxe o êmbolo, aspirando e verificando se não atingiu algum vaso sanguíneo; 11.
3 ml: A seringa de 3 ml é dividida em mm³, ou seja, de 0,5 em 0,5 ml, e cada 0,5 ml é dividido em 0,1 ml. Ela é indicada para administrar medicamentos por via intramuscular e endovenosa.
A seringa para a injeção intramuscular varia conforme o volume a ser injetado (entre 1,0 e 5 ml). O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm.
- médias - cerca de 25 mm a 30 mm (1 cun); - longas - 40 mm a 50 mm (1,5 cun a 2 cun); - extra-longas - 60 a 70 mm (3 cun) ou maior. É usual indicar primeiro o calibre e a seguir o comprimento.
"Faltou a agulha 30 por 8, mas tem de sobra a 25 por 8, que é a agulha absolutamente indicada também para a aplicação dessa injeção, no caso de Benzetacil", disse Miziara.
O calibre da agulha (G) refere-se a largura (diâmetro) da agulha. Quanto maior o número do calibre, mais estreita a agulha. Por exemplo, uma agulha 25 G é de cerca de 0,5 milímetro (mm) de diâmetro e é mais estreita do que uma agulha 23 G, que tem um diâmetro de 0,6 mm.
Tamanho da agulha A primeira identifica o calibre da agulha e a segunda, o comprimento da agulha. Assim, se você encontrar uma agulha que diz, por exemplo, 3 ml – 0,70 x 30 mm, significa que ela tem um calibre de 0,70 e mede 30 milímetros.
Agulha (do Latim acucla) é uma ferramenta utilizada para perfurar superfícies. Por ser capaz de penetrar facilmente na maioria dos tecidos, ela é usada para costurar, que é o ato de unir peças ou entrelaçar fios a fim de criar uma peça de roupa ou um remendo em algum tecido.
Como escolher o calibre das agulhas A seleção de um calibre depende da viscosidade do líquido a ser injetado.
O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações. Podem ser aplicadas soluções aquosas, oleosas e suspensões.
A agulha deve ser injetada de forma rápida, num ângulo de 90º se a agulha escolhida for hipodérmica (10x6 mm ou 7mm), (12x6mm ou 7mm). Se a agulha escolhida for (25x6mm ou 7mm) sempre variando de acordo com a espessura da pele subcutânea injetar num ângulo de 30º, 60º ou 45º.
Prescrição médica; • Bandeja, medicamento conforme prescrito; • 1 seringa (em tamanho a ser definido conforme o volume da medicação a ser ministrada); Page 2 • 1 agulha para aspirar medicação (40mm x 12mm ou 30mm x 10mm); • 1 agulha para administrar medicação intradérmica (13mm x 4,5mm, 10mmx5mm ou 15mmx3mm);
Aspirar o medicamento segurando a ampola ou frasco-ampola com os dedos indicador e médio da mão não dominante, segurar a seringa com os dedos polegar e anular da mão não dominante e com os dedos polegar, indicador e médio da mão dominante, tracionar a extremidade do êmbolo sem contaminar sua extensão, aspirando o ...
Puxe o êmbolo da seringa até a marca de 1,0 mL, enchendo a seringa com ar. Enfie a agulha da seringa no frasco da solução de ILARIS® através do centro da tampa de borracha. Então, empurre gentilmente o êmbolo completamente para baixo até que o ar seja injetado no frasco. Não injete ar dentro do medicamento.
Comumente costuma-se diluir com no máximo 5 ml de água destilada (tem que ser estéril, detalhe primordial). Obs: por ser um pó para diluir é preciso usar uma agulha mais calibrosa, na intenção de evitar entupimentos na hora da aplicação.
A reconstituição consiste em retornar um medicamento da forma de pó para sua forma original líquida. Para isso, adiciona-se diluentes como água estéril, cloreto de sódio 0,9% e glicose 5% ao recipiente com o pó medicamentoso seguindo as instruções do fabricante até que se obtenha o medicamento recomendado para uso.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.
Uma medida que tem sido recomendada é sua aplicação se acrescentando 0,5 ml de Cloridrato de Lidocaína a 2%, sem vasoconstritor. Evidências sustentam que isso reduz a dor durante a aplicação e nas primeiras 24 horas, além de não interferir significativamente nos níveis séricos da penicilina.