Os curativos hidrocoloides são indicados para esse tipo de lesão, bem como para lesões superficiais. Eles ajudam a manter a umidade da área lesionada, acelerando a cicatrização, além de atuar como uma barreira de proteção contra as bactérias que estão no ambiente externo.
Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão. Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos.
Alguns princípios básicos devem ser seguidos para realização de curativos:
Conclui-se que enfermeiro tem papel fundamental na prevenção, avaliação e tratamento dos pacientes portadores de lesão por pressão, treinando a equipe com relação a novas técnicas resultando no melhor tratamento possível.
Definir normativa para o protocolo de risco lesão por pressão (LPP) em pacientes internados nos Hospitais do Américas Serviços Médicos, tendo como principais objetivos: identificar os pacientes com risco e fatores associados, implementar barreiras de proteção de acordo com o grau de risco e estratificar os pacientes ...
Resumo: Este protocolo é parte integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Foi desenvolvido em conjunto pelo Ministério da Saúde, pela Anvisa e pelo Proqualis/Fiocruz, e aprovado em julho de 2013, tem a finalidade de promover a prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões da pele.
Saiba reconhecer as características da lesão por pressão
Idealmente, o médico ou um enfermeiro devem fazer o curativo e avaliar a evolução das escaras diariamente, até a cicatrização....Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se:
Antes de aplicar o alimento, é necessário lavar bem a área lesionada com água e sabão neutro, para remover a sujeira e os micróbios. Depois, a recomendação é polvilhar o açúcar e cobri-lo com uma gaze, um pano limpo ou um curativo adesivo. Essa medida é importante para não atrair insetos.
A lavagem das mãos é obrigatória antes de efetuar o curativo no paciente. Em seguida, deve isolar toda a área da ferida e sobrepor a compressa gaze, de preferência em dobras, no local afetado. Recomenda-se também utilizar uma sobra para facilitar o processo de fixação da fita micropore.
Despeje água fria sobre o ferimento ou deixe-o embaixo da água corrente. Peça ajuda a outra pessoa se não puder ver ou alcançar o local do machucado. Passe água por tempo o suficiente para garantir que toda a área seja lavada e remover qualquer sujeira ou detritos soltos.
Lavar a ferida com soro fisiológico, ou água corrente, sem esfregar. Secar somente em volta da lesão, sem esfregar o meio da ferida para não destruir o tecido novo que o corpo esta formando. Aplicar o Óleo de Girassol Dermaex na ferida, cobrir com gaze e embeber esta gaze com mais óleo.
Estudos em animais demonstram que a aplicação tópica de óleo de semente de girassol acelerou o processo da cicatrização no 7º e 21º dias, reduzindo a área e aumentando a contração das feridas por promover a aceleração da formação do tecido de granulação e a epitelização2.
O óleo de girassol pode ser usado para pele com o objetivo de hidratar, amaciar, nutrir e até ajudar no processo de cicatrização. Tendo um efeito reparador de tecidos, por ser rico em vitamina E, o óleo de girassol tem, também, um efeito de limpeza, combatendo a acne.