As mamas são constituídas por vários tipos de tecido, entre eles gordura (tecido adiposo) e o tecido fibroglandular (onde há as estruturas que produzem o leite materno). Uma mulher jovem apresenta, geralmente, mamas com predomínio do tecido fibroglandular em relação à gordura mamária.
Quando o laudo da mamografia recebe a classificação 0, a paciente é orientada a realizar imagens mamográficas adicionais e/ou uma ultrassonografia da mama. Portanto, um BI-RADS 0 não indica nem que a lesão é provavelmente benigna nem que é provavelmente maligna.
A densidade fibro glandulares esparsas é onde vamos ter o tecido glandular aproximadamente entre 25 e 50%. Ou seja nada mais é do que o tecido glandular com boa parte nas mamas.
A calcificação da mama acontece quando pequenas partículas de cálcio depositam-se espontaneamente no tecido mamário devido ao envelhecimento ou câncer de mama.
A calcificação intratendinea, popularmente chamada de esporão do tendão de Aquiles, forma-se por uma alteração celular degenerativa das fibras do tendão. Isto ocorre pela alternância, durante um longo período de tempo, entre os processos de inflamação, microrruptura e reparo local.