Ambliopia estrábica Para evitar a visão dupla causada por olhos mal alinhados, o cérebro ignora a informação visual do olho desalinhado, levando à ambliopia. Nas crianças, a hipermetropia é uma das principais responsáveis pelo problema (estrabismo acomodativo) que é corrigido com óculos.
A ambliopia causada por anisometropia, isto é, quando ocorre uma diferença de “grau” entre os dois olhos, um dos olhos apresente uma imagem sempre borrada ou assimétrica em relação ao outro, causando alterações no córtex visual, semelhante as alterações encontradas nos pacientes com estrabismo.
Para correção do estrabismo, um dos olhos pode ser bloqueado com uso de tampão. O tratamento da ambliopia procura corrigir problemas de visão e treinar novamente a ligação olho-cérebro. Problemas tais como cataratas e erros refrativos precisam ser corrigidos em primeiro lugar e com prioridade.
Com o tempo, essa alteração pode se tornar permanente, fazendo com que, mesmo com os olhos centralizados, um dos olhos não enxergue tão bem como o outro. Até o sexto mês de vida, o bebê poderá ficar estrábico por alguns momentos, isto é normal, mas se persistir deve procurar o pediatra ou o oftalmologista.
A exoftalmia, também conhecida por proptose ocular ou olhos esbugalhados é uma condição médica em que um ou os dois olhos de uma pessoa estão mais salientes do que o normal, o que pode ser causado por um processo inflamatório ou algum problema que leve ao estreitamento da cavidade orbitária.
Proptose é a protrusão do globo ocular. Exoftalmia significa a mesma coisa, e este termo é geralmente usado para descrever proptose decorrente de doença de Graves.
O olho da criança recém-nascida tem aproximadamente 16 mm de diâmetro ântero-posterior (DAP) e deve atingir, na idade adulta, 23 mm. Há três fases de crescimento do olho. Em média, o olho atinge 20,3 mm de DAP nos primeiros 18 meses de vida, de 2 a 5 anos cresce 1,1 mm e, entre 5 e 13 anos, cresce outros 1,3 mm.
As pupilas são peças fundamentais para o funcionamento apropriado do corpo humano, sendo responsáveis pelo controle da entrada de luminosidade e da nitidez da visão. Quando há muita luz, elas ficam contraídas, mas quando a luz é pouca, elas dilatam.
Confira a seguir os melhores artifícios para acentuar o olhar.
Use sombras escuras Levando essa regra em conta, para valorizar olhos grandes as sombras escuras são as melhores opções. Não precisa ser sombra preta — azul, verde-escuro, marrom, chumbo e roxo são boas opções. A melhor forma de se usar as sombras escuras é aplicando por toda pálpebra móvel.
Olhos grandes: O traçado pode ser mais grosso, podendo delinear por cima, por baixo e ainda aplicar na linha d'água também. Puxar um pouquinho para a lateral ajuda a dar um efeito mais sexy. Olhos caídos: Comece com um traço fino na parte interna e vá engrossando na parte externa.
Cílios superiores delineados com lápis preto e os inferiores levam lápis ou sombra preta abaixo dos cílios do canto externo até o meio do olho. Na linha d'água, o lápis bege dá um milímetro a mais no tamanho dos olhos, o que faz toda a diferença. Muita máscara de cílios dão aparência de olhos maiores.
Batizado de Tecnologia Lumineyes, o procedimento é simples – um raio laser calibrado em uma frequência específica é colocado no olho da pessoa durante 20 segundos. E pronto! O raio vai remover a melanina – pigmento marrom da íris – e, após duas ou três semanas, a cor azul vai começar a aparecer.