Anisocoria é um termo médico utilizado para descrever quando as pupilas apresentam tamanhos diferentes, existindo uma que está mais dilatada que a outra. A anisocoria em si não causa sintomas, mas o que pode estar na origem dela pode gerar sintomas, como sensibilidade à luz, dor ou visão embaçada.
Ao mencionar "meu olho é menor", grande parte dos pacientes se refere a agum grau de ptose (queda da pálpebra) ou enoftalmia (situação em que devido a lipodistrofia, alterações ósseas ou outras ainda, o paciente apresenta o olho mais posteriorizado que o outro) ou proptose (o outro olho é mais anteriorrizado que este, ...
A flacidez das pálpebras pode acontecer em decorrência de diversas condições, incluindo envelhecimento, diabetes, AVC, síndrome de Horner, miastenia grave ou, ainda, um tumor cerebral ou outro câncer que afete nervos ou músculos.
Proptose ocular é definida como a protrusão anormal do globo ocular(1). Este termo é usado freqüentemente como sinônimo de exoftalmia, apesar de alguns autores preferirem descrever exoftalmia como a proptose ocular associada à orbitopatia distireoidiana(2).
Em casos de conjuntivite bacteriana, por exemplo, o ideal é usar colírios antibióticos e anti-inflamatórios. Agora, se a quemose for decorrente de uma reação alérgica, a solução será o uso de antialérgicos. Se você identificou uma bolha na parte branca do olho e precisa de atendimento médico, conte conosco!