Hemossiderose é um termo usado para o acúmulo excessivo de depósitos de ferro chamado hemossiderina nos tecidos. (Consulte também Considerações gerais sobre a sobrecarga de ferro). Os pulmões e rins são frequentemente locais de hemossiderose.
Hemossiderina é um pigmento marrom de aspecto granuloso ao MO, constituído por ferro +++. Quando a oferta de ferro ao SRE é muito grande, p. ex., em anemias hemolíticas, ou após transfusões de sangue, as moléculas de ferritina podem saturar-se.
Pigmentos endógenos: Oriundos de substancias que fazem parte da organização corporal, sendo produtos específicos da atividade celular. Substancia corada que é produzida dentro e pelo próprio organismo.
As pigmentações são divididas em duas classes sendo Exógena quando a pigmentação causará a patologia, e Endógena nos casos em que a patologia é que causará a pigmentação, esta sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas.
Pigmentos endógenos - São os pigmentos sintetizados no organismo, e constituem três grupos: melanina, derivados da hemoglobina ou hemoglobinógenos, e lipocromos. MELANINA - A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos.
Em resumo, há três tipos de Melanina, a saber:
Existem dois tipos principais de melanina: a eumelanina e feomelanina. A primeira apresenta uma coloração que varia do negro ao marrom, além de possuir um alto peso molecular e capacidade de dispersar a luz ultravioleta.
Se as manchas na pele são um incômodo para você, saiba que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. Com uma ação clareadora, o ativo é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.