objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Objeto Direto Eis o caderno de que preciso. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis o caderno. Preciso do caderno (= de que)
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Em espanhol os pronomes átonos de objeto direto e indireto, quando juntos, aparecem na ordem: OI + OD e devem sempre estar posicionados da seguinte forma: antes do verbo conjugado ou depois de verbos em infinitivo, gerúndio ou no tempo verbal imperativo afirmativo. Exemplos: Ella le guarda siempre la comida.
Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Complemento nominal ou adjunto adnominal?
Para saber quem é o objeto direto, perguntamos ao verbo: “o quê?”: “Têm o quê?” Necessidade. E para encontrar o complemento nominal, basta perguntar ao objeto direto “de quê?”: “As pessoas têm necessidade de quê?”.