"Eu coloco num vidro com álcool os escorpiões e o próprio álcool serve como "remédio" para passar no local caso uma pessoa seja picada" , diz.
Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos.
Os escorpiões mais venenosos do mundo: tipos e curiosidades
Os escorpiões possuem hábitos noturnos. Durante o dia escondem-se sob cascas de árvores, pedras, pilhas de tijolos, frestas de paredes, galerias de água, de esgoto,etc. Medem de 5 a 7 centímetros de comprimento. Seus alimentos preferidos são baratas, grilos e cupins.
O corpo do escorpião é coberto por uma carapaça, sem divisões, e no cefalotórax se articulam 4 pares de pernas, um par de quelíceras e um par de pedipalpos. A cauda é formada por cinco segmentos.
Adaptados ao ambiente urbano, escorpiões proliferam e picam cada vez mais. Eles são pequenos, entre 10 e 12 cm, discretos, noturnos e tímidos, preferindo se esconder em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em casas, roupas e calçados.
alfazema
Espalhe canela em pó em volta da casa, pois é um repelente natural de escorpiões, coloque a canela, principalmente nas áreas escuras, em janelas e ao redor de rodapés para manter afastados escorpiões de sua moradia.
Escorpião amarelo Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo. O indivíduo fica sensível a qualquer toque no corpo. Age, principalmente, na região do bulbo, que controla a respiração.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.
O Tityus bahiensis, também conhecido como escorpião-preto, é uma espécie de escorpião do Leste e Centro do Brasil. Mede 6 cm de comprimento, tem coloração muito escura e patas castanhas. A espécie é responsável, no Brasil, pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos em áreas rurais.
Veneno de escorpião: cerca de 10 mil dólares por litro.