O tempo verbal predominante de um texto é o tempo verbal que foi mais frequente. O texto usava mais verbos no passado, no presente ou no futuro? Apesar de um texto poder incluir todos os tempos verbais em seu escrito, sempre existirá um que predomina, isto é, que aparece mais vezes.
subjuntivo
verbal Imperativo
Modo Imperativo predomina, por ser um texto de instruções, os verbos todos ''mandam" que os jogadores façam algo, sem expressar dúvida ou receio.
O tempo verbal predominante na primeira estrofe é o presente do indicativo. Ele caracteriza um tempo de sofrimento, como podemos comprovar com os seguintes versos: "eu amo!"
Em título, use o verbo conjugado no presente, a não ser que a ação se desenvolva em um futuro ou em um passado distantes.
Relato é uma ação ou efeito de uma ação. Então é um relato é geralmente um acontecimento. Escrito no passado verbal.
Tipo narrativo
Os tempos verbais são classificados, basicamente, em três tipos:
Como vimos, embora o tempo passado seja o mais comum e, na maioria dos casos, o mais apropriado para envolver os leitores, o tempo presente pode ser uma boa escolha dependendo do livro que você está escrevendo.
Narradores em primeira pessoa geralmente têm uma maneira particular de enxergar o mundo, de acordo com o seu passado. Dê ao seu narrador em primeira pessoa uma voz que seja distinta e própria dele. Considere a idade do narrador, classe e história de vida. Use esses elementos para criar a voz em primeira pessoa.
Indicativo
Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.
Escrever em Primeira ou Terceira Pessoa?