O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.
As emissões otoacústicas constituem sons que podem ser registrados no meato acústico externo, espontaneamente, ou evocados por estimulação acústica. Quando evocadas, as emissões são comumente classificadas em função do estímulo gerador em: transientes, estímulos freqüenciais e por produto de distorção.
A otoemissão acústica (OEA) é um exame utilizado na avaliação da audição. É realizado o registro da energia sonora gerada pelas células ciliadas da cóclea (orelha interna) em resposta a sons captados por um microfone miniaturizado colocado no conduto auditivo externo.
As otoemissões acústicas por produto de distorção (EOAE-DP) ocorrem quando a orelha é estimulada por 2 tons puros de freqüências diferentes simultaneamente, respondendo com intermodulação dos dois e geração de um terceiro, de uma outra freqüência (Kemp 1979; Losbury-Martin, Harris, Stoney, Hawkins & Martin, 1990)15,16.
Com este exame, avalia-se a integridade dos nervos das vias auditivas, realizando o registro da atividade elétrica no sistema auditivo e o estado do nervo auditivo.
O teste é realizado pela colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo em uma das orelhas e um fone na outra. Através da sonda é injetada uma ligeira pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouvirá estímulos sonoros.
O Exame Impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, podendo identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos.
A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00. Alguns lugares um pouco mais, outros um pouco menos. Audiometria Clínica é R$ 80,00 em nossa clínica.
Os exames de audiometria tonal e vocal devem ser realizados com o paciente dentro de uma cabine com isolamento acústico, usando fones de ouvido especiais conectados ao audiômetro. Em seguida, o examinador passa a emitir diversos sons em diferentes frequências para que o paciente possa identificá-los.
Audiometria vocal: avalia a capacidade do paciente para compreender a fala e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala. É um teste complementar a audiometria tonal.
A audiometria tonal testa o grau e o tipo de perda auditiva, já o vocal, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. O objetivo é avaliar a resposta do paciente diante dos sons, emitidos em diferentes frequências para detectar se há perda auditiva e em qual grau se encontra.
Como é o exame de Audiometria ? O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.
Este exame mede os limiares através de sons (tons) em frequências específicas, avaliando a mínima intensidade na qual o indivíduo é capaz de responder ao estímulo sonoro.
A audiometria é um exame simples e indolor que avalia o quanto uma pessoa ouve e entende os sons. Antes de fazer o exame, é necessário um repouso acústico por 14 horas, ou seja, não ficar exposto a ruídos constantes e fortes. O exame dura cerca de 30 a 40 minutos.
Indicação: Avaliar o limiar de audibilidade, ou seja, a mínima intensidade na qual o indivíduo é capaz de responder ao estímulo sonoro.
Para a pesquisa dos limiares tonais por via óssea é utilizado um vibrador ósseo acoplado a um arco, que deve ser posicionado na mastoide (FROTA, 2003, RUSSO; SANTOS, 2011). São testadas as frequências de 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz, 4000Hz e 500Hz (FROTA, 2003).
Audiometria Tonal Limiar por Via Óssea É realizada sempre que os limiares por via aérea forem maiores do que 25 dB NA (adultos) ou 15 dB NA (crianças).
Métodos de Interpretação da Audiometria
em indivíduos com audição normal(2.
A audiometria é um exame sem riscos, assim a única recomendação para fazê-lo é manter-se por 14 horas em repouso acústico, ou seja, sem se expor em ambientes com altos ruídos. Além disso, como o resultado do exame depende da percepção do paciente, estar bem descansado também é um fator importante.
E depois classifico cada uma das partes em grau de perda:
Graus de deficiência auditiva
A deficiência auditiva é dividida em cinco graus diferentes, sendo eles:
Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição.
Quando você tem uma perda de audição severa a profunda, você só consegue ouvir um discurso muito alto ou sons altos. Pessoas com perda auditiva severa não podem ouvir a fala em um nível normal e para pessoas com perda auditiva profunda, sons altos são principalmente percebidos como vibrações.