O petróleo vem de reservas petrolíferas do subsolo, em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar. O petróleo é uma substância oleosa e inflamável, que apresenta uma coloração que varia desde o castanho-claro até o preto e é composta por hidrocarbonetos.
Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.
O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.
O petróleo predominante no Brasil é do tipo pesado, mais denso e difícil de refinar, explica o professor Celso Grisi, da Fundação Instituto de Administração (FIA). “As refinarias brasileiras precisam misturar o óleo pesado nacional com o óleo leve importado para conseguir refinar.
A produção brasileira de petróleo no Brasil atingiu uma média diária de 2,87 milhões de barris em janeiro deste ano, segundo dados divulgados nesta 3ª feira (2. mar. 2021) pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O resultado ficou 5,4% acima da produção de dezembro de 2020.
Não dão diploma universitários, apenas um certificado. É preciso também ter um curso técnico, já que boa parte do trabalho em alto mar exige conhecimento de mecânica, elétrica, instrumentação, etc. A terceira formação é a de um curso superior de qualquer área que a empresa esteja contratando.