Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.
VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue absorver a cada respiração. Também chamado de potência aeróbica máxima, esse é um indicador da aptidão aeróbica de um atleta.
Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade.
A velocidade associada ao consumo máximo de oxigênio (VVO2máx), definida como a mínima velocidade na qual o VO2máx é atingido durante um teste incremental8, representa a associação entre a economia de corrida e o VO2máx.
APLICABILIDADE DO TESTE ABDOMINAL (1 MINUTO) Os cotovelos deveriam tocar os joelhos na flexão anterior da coluna e cada repetição foi contada no momento em que o sujeito retornasse à posição inicial.
O Teste de Cooper é um teste de preparo físico idealizado pelo médico e preparador físico norte-americano Kenneth H. Cooper em 1968 para ser usado pelas forças armadas para verificar o nível de condicionamento físico.
A síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia é popularmente conhecida como “canelite”. Essa síndrome é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos que estão inseridos nesse osso. A canelite é caracterizada por dor na canela, principalmente durante atividades físicas.
Canelite: como prevenir?
A dor na canela também é chamada talas na canela. Como ocorre? Geralmente ocorre por desgaste. Esse problema pode surgir através de fraturas de estresse na tíbia ou na fíbula ou por irritações nos músculos ou tecidos na parte inferior da perna.