O grau de saturação de um ácido graxo é definido pelo número de ligações duplas entre os átomos de carbono nas cadeias. A cadeia que não apresentar ligações duplas é um ácido graxo saturado.
Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos obtidos a partir de óleos e gorduras. Eles apresentam importantes funções no organismo humano. ... Pertencem ao grupo dos ácidos carboxílicos, compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila.
São exemplos de alimentos com maior quantidade de ácidos graxos saturados: manteiga, óleo de coco, óleo de palma, cacau, gordura animal, leite integral. Já nos óleos há predominância de ácidos graxos insaturados, que possuem uma ou mais duplas ligações entre carbonos ao longo das cadeias.
Quais são as características dos ácidos graxos? Podem ser saturados (quando os carbonos apresentam ligações simples) ou insaturados (quando apresentam pelo menos uma ligação dupla). Na maioria das vezes, as gorduras já apresentam ácidos graxos saturados e os óleos, insaturados.
A b-oxidação dos ácidos gordos consiste num ciclo de 3 reacções sucessivas, idênticas à parte final do ciclo de Krebs: desidrogenação, hidratação da ligação dupla formada e oxidação do álcool a uma cetona: Por acção da enzima tiolase, liberta-se acetil-CoA, e um acil-CoA com menos dois carbonos que o acil-CoA original.
Os ácidos graxos essenciais ou ácidos gordos essenciais são os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. O termo "àcido graxo essencial" refere-se aos ácidos graxos necessários aos processos biológicos e não à aqueles que funcionam como fonte de energia.
Os ácidos graxos não essenciais são aqueles que nosso metabolismo endógeno tem a capacidade de sintetizar a partir de precursores e não precisam necessariamente ser ingeridos na dieta.
a) Por que o linoleato é um ácido graxo essencial? Porque ele não é sintetizado pelo organismo (mamíferos), e deve ser obtido através da alimentação.
Os ácidos graxos insaturados linoléico, linolênico e araquidônico foram originalmente designados como essenciais aos animais, no entanto, apenas o ácido graxo linoléico demonstrou ser essencial às aves.
– ajudar na reprodução normal; – ajudar o sistema imunológico de um animal de estimação a responder a lesões e infecções; – ajudar um animal de estimação normal e saudável a manter uma pelagem bonita e uma pele saudável. Uma outra classe importante de ácidos graxos é a dos ácidos graxos ômega-3.
As gorduras contribuem na dieta animal com outras funções além do seu alto valor calórico, como o fornecimento de ácidos graxos essenciais e de vitaminas lipossolúveis e o baixo incremento calórico dessa fonte de energia.
Estudos indicam que os ácidos graxos ômega-3 e 6 atuam em diversas funções do organismo como controle da pressão sanguínea, freqüência cardíaca, dilatação vascular, coagulação sanguínea e resposta imunológica (MAHAN, 1998) e indicam também que o aumento da proporção de ácidos graxos Page 12 COSTA, R.L.D. e FONTES, R.S. ...
Já os ácidos graxos não-esterificados são encontrados na forma livre em todos os tecidos em níveis baixos, ou ainda em níveis mais elevados no plasma durante o jejum. Esses AG livres podem ser oxidados em muitos tecidos, mas em especial no fígado e nos músculos, e assim produzir energia.
Ácidos graxos livres são pouco encontrados no organismo, estão mais frequentemente ligados a um álcool, como o glicerol, resultando nos triacilgliceróis ou nos glicerofosfolipídeos ou ligados a esfingosina, originando os esfingolipídios (SABARENSE; PELUZIO, 2008).
Ácidos carboxílicos possuem uma parte polar (grupo carboxila) e outra apolar (cadeia carbônica). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quanto maior a parte apolar da cadeia mais insolúvel será o composto, é por isso que Ácidos carboxílicos com mais de 10 carbonos não se dissolvem em água.
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.
Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo. Estão presentes em vários alimentos, especialmente nos alimentos ricos em carboidratos, mas a maior parte que circula no sangue costuma ser produzida pelo nosso próprio organismo, através do fígado.
Características. Os triacilgliceróis são compostos essencialmente apolares (possuem longas cadeias de Carbono) além de que as regiões polares de seus precursores desapareceram na formação das ligações do tipo éster (Através da síntese por desidratação). Por isso constituem moléculas muito hidrofóbicas.