O conceito de Estado-nação refere-se à forma de organização dos governos dos Estados Modernos e às organizações sociais que se estabeleceram em torno deles. Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação. ...
O Estado surgiu da necessidade que o Homem encontrou em controlar o convívio de diversos sociais de um mesmo território, e, como forma de se estabelecer um certo limite e ordenamento nas atitudes dos sociais nesse ambiente.
I. A Formação do Estado Brasileiro. 0 Estado do Brasil nasceu em 1815, quando a colônia, que na realidade já vinha funcionando desde 1808 como sede do reino português, foi equiparada juridicamente à metrópole, passando à categoria de Reino, unido aos de Portugal e Algarves.
Sim. Porque possui um Estado (formado por povo, território e soberania) reconhecido por outros países e organismos internacionais. Só pelo fato de ter o elemento povo, o Brasil é considerado um Estado-Nação. ... Sendo assim, o Brasil é um Estado-Nação bastante rico no aspecto cultural (por causa da miscigenação étnica).
De acordo com esses conceito, somos um Estado-nação, porque possuímos um território delimitado e legitimo chamado Brasil e que também é constituido por instituições, tais como a família, a escola, igreja, a polícia, etc.
a) ( ) Todo país é um estado-nação . ... 03- TERRITÓRIO: É a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania; o território é delimitado por fronteiras políticas. O território de um país é formado pelo solo continental e insular (Cercado de águas, como uma ilha), o subsolo aéreo e o território marítimo.
O território é um dos elementos constitutivos do Estado, composto pela porção física do planeta sobre o qual ele exerce a soberania. ... É a base geográfica do Estado, sobre a qual exerce ele sua soberania, e que abrange o solo, os rios, lagos, mares interiores, águas adjacentes, golfos, baías e portos.
Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. ... Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.
O estado tem que ser soberano para que quando forem elaboradas normas, regras ou preceitos elas sejam encaradas de forma imperativa porque só a existência de soberania vai permitir a criação de um órgão competente para criar leis.
Resposta. O território é um dos elementos constitutivos do Estado, composto pela porção física do planeta sobre o qual ele exerce a soberania. É área certa e delimitada da superfície da terra, que contém a nação, dentro de cujas fronteiras o Estado exerce a sua soberania.
soberania, autoridade. É a sustentação física do Estado e, além do território continental, compreende também o espaço aéreo, as ilhas, se possuir, e o mar territorial, se for banhado por ele. O território de um Estado é demarcado por fronteiras, que precisam ser reconhecidas por Estados vizinhos.
A definição de território abarca qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. ... Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.
território é o chão, as águas territoriais e o espaço aéreo. país é o povo, o território, a soberania e ordem jurídica.
Tipos de territórios O território brasileiro, por exemplo, é um território político. Já o território indígena é um território bem menor, e que está dentro do território brasileiro. Por isso ele pode ser chamado de território pessoal.
A resposta correta é letra a. Espaço geográfico delimitado. Segundo o ilustre doutrinador Dallari: "Território é um componente necessário de um Estado".