O livro dos Salmos é um livro de orações e hinos da Bíblia. Ele contém cânticos de adoração que foram compostos por um longo período da história de Israel. Entre os anos de 1000 a 333 AC, e diversos autores os escreveram, eram usados pelo povo de Israel nas reuniões de adoração a Deus.
Os temas de Eclesiastes são a dor e a frustração engendradas pela observação e meditação sobre as distorções e desigualdades do mundo, a utilidade dos atos humanos e as limitações da sabedoria e da retidão.
Os Salmos são declarações ritmadas. ... Existem salmos para curar, adquirir bens, para a família, para proteção, etc. A forma mais correta de se entoar um salmo é quase cantando. A combinação de palavras ritimamente colocadas e verbalizadas que acarretam vibrações e produzem o efeito esperado.
substantivo masculino e feminino Pessoa que compõe salmos. O Salmista, o rei Davi.
Nas sinagogas os Salmos eram cantados de forma antifônica, a congregação muitas vezes repetia o primeiro versículo do salmo em questão depois de cada verso cantado pelo chanter. 'Aleluia' era a palavra com a qual a congregação era convidada a participar nesse canto.
Por um lado, devemos ler lenta e deliberadamente, a fim de sentirmos através dos cinco sentidos, em que a verdade de Deus está contida. Tente ler um Salmo em voz alta que um procedimento dentre o “ritual” que todas as pessoas no mundo antigo faziam para conseguir atingir seus objetivos com a utilização dos salmos.
Ele é uma “leitura cantada” e por isso não deve ser “ministrado”. Coisas do tipo: “só vocês!”, “agora quero ouvir sua voz”, “todos…” não são apropriadas. Apenas ore através do canto. O Salmo, como parte integrante da Liturgia da Palavra, deve ser cantado do ambão e deve ser tomado do lecionário.
O Salmo Responsorial guarda uma íntima relação com a leitura proclamada. Na Liturgia, entendemos que ele cumpre a função de favorecer a meditação do texto. Porém, é importante lembrar que essa “meditação” pode ser realizada em tom de louvor, ação de graças, súplica etc., conforme a índole do salmo.
Para cada missa, o missal apresenta, além de três orações presidenciais coleta, sobre as oblatas ou sobre as oferendas e depois da comunhão, as antífonas de entrada e da comunhão, as quais não sendo cantadas pela assembléia, é recitada as vezes por alguns sacerdotes.
Geralmente, a primeira fita vai sendo passada adiante conforme a evolução do Tempo Litúrgico, e não há necessidade de se desmarcar. Para utilizar, baixa deixá-la junto à lombada, para baixo. Igualmente a segunda fita vai se passando conforme o andamento da Celebração.
Recomendamos usar a prática da lectio divina, movendo-nos mais profundamente com cada leitura sucessiva. Lectio divina é uma prática antiga de ler as passagens das Escrituras lentamente e em oração, percebendo como diferentes palavras e frases chamam sua atenção e então se tornam oportunidades de oração.
Marcando O MissalMarcando O Missal 1. Saber o que será celebrado para aquele dia (se será próprio do tempo ou dos santos, etc) e ver se consta junto as orações principais da missa (Do dia, Sobre as oferenda e depois da comunhão). 2. Marcar o prefácio da missa 3.
Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.