EQST

Como Diferenciar Hipoplasia De Fluorose?

Como diferenciar hipoplasia de fluorose?

3) A fluorose dentária é uma hipoplasia de esmalte causada pela ingestão crônica de flúor. Manifesta-se por opacidades inicialmente dispersas de cor branca, que se tornam mais marcadas e de cor amarelo- acastanhado à medida que se tornam mais graves.

O que é Hipomineralização?

A hipomineralização é um defeito observado como uma alteração na translucidez do esmalte e clinicamente é identificada como uma área branca ou de cor alterada (amarelada ou acastanhada) entretanto a superfície do esmalte é lisa e não há alteração de espessura.

O que é Hipomineralizacao de esmalte?

Introdução: Hipomineralização molar incisivo (HMI) é a displasia do esmalte dos dentes que afeta um ou mais primeiros molares permanentes frequentemente associados aos inci- sivos permanentes.

Qual o tratamento para hipoplasia de esmalte?

De acordo com o grau de severidade dessa anomalia, vários protocolos de tratamento podem ser realizados, desde clareamento, microabrasão, restaurações estéticas diretas e coroas unitárias. Desta forma, objetiva-se apresentar o diagnóstico e o tratamento restaurador estético de um caso clínico de hipoplasia do esmalte.

Como tratar HMI?

Tratamento para HMI O tratamento depende do tipo de acometimento, as medidas preventivas, como escovação com dentifrícios com flúor e o uso tópico de verniz fluoretado, devem ser aplicadas logo após a erupção do dente afetado. Os dentes com perdas estruturais necessitam de tratamento restaurador.

O que é Dentinogênese imperfeita?

Considerações finais: a dentinogênese imperfeita é considerada um distúrbio genético do desenvolvimento da dentina que ocorre na ausência de desordens sistêmicas. Apresenta um padrão autossômico dominante e pode ser causada por mutações no gene sialofosfoproteína da dentina – DSPP.

O que é desmineralização no dente?

Conheça o quadro de desmineralização dental Segundo as explicações do profissional, a desmineralização dental é um processo caracterizado pela perda de cálcio do dente. Este mineral, que o constitui, é responsável por dar dureza na camada mais externa da estrutura, o esmalte dentário.

Como ocorre o processo de desmineralização do dente?

Na prática, a remineralização pode ser definida como qualquer processo de ganho pela superfície dental que ocorra através da deposição de minerais na área desmineralizada do dente, segundo Fernando.

O que é o processo de desmineralização e remineralização?

Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais.

Como o fluoreto de cálcio age no auxílio da remineralização?

Fluoreto de cálcio como reservatório de flúor para o fluido do biofilme e seu efeito na inibição da desmineralização do esmalte. / Renata Valvano Cerezetti.

Como se dá o processo des ré na dinâmica da cárie?

Processo Des-Re: se dá quando o pH do esmalte está abaixo de 5,5 – quando o esmalte mais perde íons cálcio e fosfato do que ganha, ou seja, mais desmineralização. Com a presença do flúor, esse limite de pH crítico do esmalte aumenta para 4,5.

Como acontece a progressão da cárie?

Se a infeção não for debelada e a placa bacteriana não removida, a lesão progredirá, de um modo irreversível. O esmalte, revestimento externo e extremamente resistente do dente, é danificado, progredindo a infeção para as camadas dentárias subadjacentes, que oferecem menor resistência à progressão.

Como acontece o processo Carioso?

O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.

Qual a bactéria que causa a cárie dentária?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.