Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” um sistema educacional baseado na formação integral do jovem. “Educar para a Vida” foi o seu lema. Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em Chiaravalle, norte da Itália, no dia 31 de agosto de 1870.
A decoração montessoriana é composta por móveis posicionados na altura da criança, para que ela tenha independência na hora de explorar os espaços. Para isso, é fundamental fazer um planejamento e deixar tudo ao alcance dos pequenos — com muita segurança e na companhia de um adulto.
As arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito, sócias-fundadoras do Studio M&A Arquitetura, explicam que no estilo montessoriano, justamente para que a criança possa explorar o ambiente, a cama é baixa, praticamente no chão. "Assim, elas conseguem ter autonomia de subir e descer quando quiserem.
A cama montessoriana com o colchão no chão é indicada nos quartos montessorianos pois acredita-se que o berço restringe os movimentos das crianças e não dá autonomia, fazendo com que ela dependa dos adultos até para ter acesso à própria cama infantil.
De acordo com o Método Montessori, tudo no quarto da criança deve ficar ao alcance dela. Assim, os móveis são sempre baixos. ... Mas o que realmente importa na cama montessoriana é que ela permite que a criança explore seu próprio quarto, o que estimula a curiosidade e até mesmo o autoconhecimento.
Quando o bebê nasce, o recomendado é que ele durma no quarto dos pais pelo menos até o sexto mês. Nesse caso, o moisés ou mini berço montessoriano é ideal para que os pais possam estar sempre de olho no baby.
Como montar o quarto montessoriano para recém-nascidos?
Para que o seu pequeno se sinta protegido e aconchegado no bercinho, o Ninho para Bebê Redutor de Berço Pompom é a melhor escolha! Com um gracioso laço, pompons e muito mimo, esse ninho permite que o neném se sinta como se estivesse no conforto do colo da mamãe.
Segure o bebê com firmeza e coloque no bercinho lentamente. O movimento de descida pode causar insegurança e fazer com que ele desperte. Após leva-lo ao berço, mantenha a mão nele alguns segundos ou minutos, para que não perca o contato físico de repente.
Por volta dos 8 ou 9 meses de idade o bebê já pode começar a dormir no berço, sem precisar ficar no colo para pegar no sono.
A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.
O bebê demora em média 20 minutos para entrar em sono profundo logo depois de dormir e a cada uma ou duas horas geralmente os bebês passam por ciclos de sono (sono REM para NREM), passando do estágio de sono profundo (NREM) para sono leve (REM).
No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.
Como melhorar o sono do bebê?
No início, o ritmo do bebê independe do meio externo e não é afetado pelo dia/noite. É por isso que muitos bebês acordam e parecem estar mais ativos à noite e na madrugada e têm sonos mais longos de dia. Somente após 1-2 meses de vida é que o sono do bebê se aproxima do ciclo dia-noite.
Para uma criança de 3 a 6 meses, a hora ideal para dormir é bem cedo – tente não passar das 19h30 da noite....Garanta pelo menos três semanas de rotina normal, sem grandes mudanças no dia a dia.
Cristiane Fumo dos Santos, médica pneumologista pediátrica e presidente do departamento de Medicina do Sono na Criança e no Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o bebê inicia sua produção de melatonina (hormônio que ajuda a estabelecer o círculo circadiano e a regular o sono) por volta dos três ...
Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.
Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:
Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.
A partir dos três meses, os bebês começam a se adaptar e a ter períodos de sono – umas seis horas – mais prologandos pela noite. Você irá perceber porque nesta fase, o pequeno passa a ficar mais tempo acordado durante o dia.
Parassonias são eventos físicos ou sensações indesejáveis que ocorrem durante o sono REM, o sono não REM ou transições do sono.
O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.
Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.
As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.