1. [ Astronomia ] Curva que os planetas descrevem à volta do Sol (ex.: a órbita da Terra demora um ano; órbita elíptica). 2. [ Astronomia ] Caminho percorrido por um astro ou corpo que gravita à volta de uma estrela, de um planeta ou de outro corpo celeste (ex.: colocar um satélite artificial em órbita).
Em estado anormal, alheio à realidade.
Órbita é o "caminho" que um astro percorre ao redor de outro. Ao girar em torno do Sol, por exemplo, a Terra está fazendo a sua órbita.
O que mantém a lua em órbita ao redor da Terra é a gravidade. Gravidade ou gravitação é uma força que regula os objetos em repouso. ... Esta é a mesma que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra. O mesmo ocorre com o Sol que, por sua vez, exerce a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor.
Bilhões de corpos de formato irregular, a maioria do tamanho de uma pedra e uns poucos com centenas de quilômetros de diâmetro, giram em torno do Sol na região compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles compõem o que se convencionou chamar cinturão de asteroides.
Explicação: Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos que orbitam o sol e podem ser encontrados em várias regiões do sistema solar, mas a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.
Toda a matéria e toda a energia existente constituem a nosso universo. O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.
Os asteroides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles. Seu diâmetro pode alcançar centenas de quilômetros, mas também pode ser de alguns poucos metros.
Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos que orbitam o sol e podem ser encontrados em várias regiões do sistema solar, mas a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.
Asteroides são corpos celestes que orbitam o Sol e que são muito pequenos para serem considerados planetas. Concentram-se entre Marte e Júpiter. Asteroides são corpos celestes de formação metálica que orbitam Sol. Não são classificados como planetas porque não possuem tamanho suficiente para tal.
A cintura principal (vista em branco) está localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter. Imagem esquemática do cinturão de asteroides. Mostra a cintura principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, e o grupo dos troianos, na órbita de Júpiter.
Os maiores por diâmetro
Mas, se isso aconteceu com todos os planetas, por que sobrou um cinturão de asteroides? Por causa de um cabo-de-guerra entre a enorme gravidade de Júpiter, maior planeta do sistema, e a do Sol. ... Tanto que, se as rochas espaciais restantes no cinturão se juntassem, formariam um planeta com metade do tamanho da Lua.
Um asteróide é um pedaço de rocha. Pode-se dizer que ele é o que restou depois que o Sol e os planetas se formaram. A maior parte dos asteróides em nosso sistema solar encontram-se orbitando o Sol entre as órbitas de Marte e Júpiter. Esta área é às vezes chamada de "cinturão de asteróides".
São desconhecidos quase todos os de menor tamanho, os quais acredita-se que existam cerca de um milhão. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.
Sistema Solar
O tamanho (diâmetro) está estimado em cerca de 30 mil parsec. Isto dá um raio de cerca de 15 mil parsec. Ora, o Sistema Solar está a uns 8 mil parsec do centro, portanto mais ou menos a "meio caminho" das partes mais exteriores.
Podemos dizer também que o tamanho do Sistema Solar é 11 horas-luz, que a distância até Alpha Centauri é 4,3 anos-luz, que o diâmetro da Via Láctea é 100 mil anos-luz, que a distância até a Galáxia de Andrômeda é 2,3 milhões de anos-luz e que a parte visível do Universo é uma imensa esfera com cerca de 14 bilhões de ...