De forma simplificada, pode-se dizer que o porcelanato é um piso mais denso, liso e homogêneo, utilizado em ambientes internos porque remete à sofisticação. Já a cerâmica é considerada mais rústica.
Saiba como identificar um porcelanato de verdade
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
12mm
Qual a diferença entre porcelanato polido e esmaltado? O porcelanato polido recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o porcelanato esmaltado ganha uma camada neutra de esmalte e em seguida o desenho da estampa.
O porcelanato esmaltado é o tipo mais indicado para a cozinha, e uma das melhores opções de piso para causar impacto visual. É um tipo de material versátil e funcional, porque é resistente à água, a respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.
Porcelanato Polido: possui brilho e é extremamente liso e por isso é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores, quartos... Porcelanato Acetinado: possui leve brilho e é menos escorregadio, por isso é mais indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, lavanderias...
Quem é novato no mundo da reforma e está passando por uma nesse momento, pode ser que tenha algumas dúvidas na hora de escolher a melhor marca de porcelanato para a casa nova. Ceusa, Eliane, Artens e Portobello, só para citar algumas....
Se for comprar piso porcelanato Isso vem indicado na etiqueta ou na caixa do produto. Lá também pode haver uma indicação de que o produto segue a NBR 15463 ou a NBR 13818, que são as normas de qualidade. Se você não puder ver a embalagem na loja, peça para o vendedor confirmar.
Porcelanato Polido: Como o próprio nome diz, ele recebe um polimento que confere alto brilho à peça. Para saber mais sobre esse tipo de porcelanato, confira esse post. Porcelanato Acetinado: Nesse caso, o produto não recebe polimento, ficando com aparência mais fosca, natural.
Além dos amadeirados, o porcelanato no tom de cinza, polido (com brilho) ou acetinado (sem brilho), em grandes formatos, é um curinga para usar na sua sala. A cor neutra e a pegada no estilo industrial, em alta, principalmente se for com o efeito cimento queimado, contribuem para a escolha.
3 principais tipos de porcelanato utilizados em imóveis e suas aplicações
Nesse ambiente, a melhor escolha é o porcelanato estruturado. Esse modelo apresenta superfície levemente abrasiva, o que o torna muito resistente e nada escorregadio. Portanto, é uma opção perfeita para áreas molhadas, como dentro do box ou interior de saunas.
1 - Expo Revestir: porcelanato marmorizado Clássico e um hit na Europa, o porcelanato marmorizado começou a desembarcar nas reformas de cozinhas e banheiros do Brasil no último ano e segue firme em 2020. Ele traz um estilo sofisticado para o cômodo que o recebe e combina com qualquer estilo de decoração.
Os 15 Tipos de Pisos mais Indicados para a sua Casa!
Se for comparado ao polido, ele apresenta mais resistência. Além disso, esse porcelanato para cozinha oferece mais facilidade na limpeza, já que a sua superfície tem ausência de brilho. ... Já se o cliente quer um piso de porcelanato para cozinha trabalhado com estampa ou brilho, a melhor opção é o porcelanato esmaltado.
O porcelanato acetinado é ideal para criar ambientes aconchegantes. No caso de áreas úmidas e com gordura, como banheiro e cozinha, o porcelanato acetinado é ideal porque sua limpeza é mais simples se comparada aos outros tipos de porcelanato.
Confira: 1) Piso da sala – O piso vinílico é perfeito para este ambiente, uma outra opção é o piso cerâmico. ... 2) Pisos para cozinha – O piso porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar.
Os pisos de mármore e granito “são práticos, fáceis de limpar e disfarçam a sujeira”, de acordo com Mantovani. São extraídos de rochas naturais e isso limita as opções de texturas, cores e estampam desse piso. O granito é mais resistente a infiltrações que o mármore, e portanto mais recomendado também.
Porcelanato esmaltado Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo. Recomendado principalmente para ambientes que tendem a molhar, como banheiros e áreas de piscina.
Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira. Mas se a melhor escolha é o claro ou o escuro, isso ainda depende de cada tipo de piso a ser usado.
O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.
5 das melhores opções de cores de piso
Qual o melhor piso para cozinha?
Os 5 melhores tipos de pisos para sala