AutoSoma é um recurso no Excel muito interessante que pode poupar tempo se você precisar somar linhas ou colunas. Muitas vezes é mais rápido do que criar uma fórmula à mão, especialmente quando você possui uma grande quantidade de dados para serem somados.
Para somar uma coluna de números, selecione a célula imediatamente abaixo do último número da coluna. Para somar uma linha de números, selecione a célula imediatamente à direita.
Sempre que você precisar somar um único intervalo de células, seja uma coluna, linha ou várias colunas ou linhas adjacentes, você pode usar a AutoSoma para calcular automaticamente para você.
O Assistente de AutoSoma detectou automaticamente as células B2:B5 como o intervalo a ser somado. Tudo o que você precisa fazer é pressionar Enter para confirmá-lo. Se você precisar adicionar/excluir mais células, poderá manter a tecla Shift > Tecla de direção de sua escolha até que a seleção corresponda ao que deseja e pressionar Enter quando terminar.
Para somar uma coluna de números, selecione a célula imediatamente abaixo do último número da coluna. Para somar uma linha de números, selecione a célula imediatamente à direita.
Além disso, é importante destacar que este recurso não funciona somente somando através das linhas, conforme você acabou de testar, mas também através de colunas como você consegue ver na imagem abaixo:
também está bastante sujeito a erros durante a inserção ou exclusão de linhas dentro do intervalo referenciado pelas mesmas razões. É muito melhor usar intervalos individuais, como:
Em primeiro lugar, o Excel é um programa conhecido mundialmente pelo fato de possuir diversas funções e podemos criar várias fórmulas para de trabalhar com os mais diversos tipos de cálculos possíveis. Todavia, existe um recurso muito simples que pode nos ajudar bastante na hora de fazermos soma. Este recurso é Autosoma no Excel.
Para tanto, você só precisa selecionar os valores conforme fizemos anteriormente, mas em vez de simplesmente clicar sobre o botão você vai clicar na setinha e escolher a opção Média:
Para utilizar esse recurso é bem simples. Vamos, neste exemplo, fazer uma soma dos valores de vendas de cada um dos meses. Sendo assim, você só precisa selecionar esses valores:
Daria a você 25% do intervalo resumido, no entanto, os códigos rígidos de 25% na fórmula, e pode ser difícil encontrar mais tarde se você precisar alterá-lo. Você é muito melhor colocando os 25% em uma célula e fazendo referência a isso, onde ele está aberto e facilmente alterado, assim:
Você pode realizar operações matemáticas com facilidade usando somente o Excel ou em conjunto com funções do Excel como SOMA. A tabela a seguir lista os operadores que você pode usar, além de algumas funções reacionadas. Você pode introduzir os operadores da linha de números do seu teclado ou do teclado numérico, caso tenha um. Por exemplo, se você pressionar Shift+8, o asterisco (*) será exibido para multiplicação.
Tente validar se suas entradas estão corretas. É muito mais fácil colocar esses valores em células individuais e usar uma fórmula de SOMA. Além disso, você pode formatar os valores quando eles estão nas células, tornando-os muito mais legíveis quando estiverem em uma fórmula.
Por exemplo: Você inseriu AutoSoma na célula A10 para somar os valores na coluna A: =SOMA(A1:A9)
. E quando você copia essa fórmula para a célula B10, ela se transformará =SOMA(B1:B9)
e totalizará os números na coluna B.
E então, o que achou da explicação a respeito da ferramenta de AutoSoma no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Se quiser somar valores em várias colunas ou linhas, selecione todas as células nas quais deseja inserir a fórmula Soma e, em seguida, clique no botão AutoSoma na faixa de opções ou use o atalho ALT + =. Veja o exemplo abaixo:
Se você for um desses usuários do Excel que preferem trabalhar com o teclado em vez do mouse, você pode usar o seguinte atalho de teclado do Excel AutoSoma para as células totais: ALT + =
Cledison Nascimento, especialista em Engenharia de Software formado pela Universidade Federal de Roraima. Desde 2018, faz parte do Grupo Ninja e, é especialista em Excel pela Microsoft. Já escreveu mais de 1.000 artigos tutoriais sobre Excel e Power BI, e também cria conteúdo para o YouTube. Criador do curso de Power BI na plataforma. Sua dedicação ao aprendizado e compartilhamento de conhecimento o tornaram uma referência quando se trata de Excel, Power BI e outras ferramentas do Pacote Office e Planilhas Google.
Sua fórmula pode ser interrompida se houver algum valor não numérico (texto) nas células referenciadas, o que retornará um #VALOR! erro. SOMA ignorará os valores de texto e fornecerá a soma apenas dos valores numéricos.
Para ver rapidamente a soma dos números nas células selecionadas, dê uma olhada na barra de status abaixo sua planilha. Quando você seleciona duas ou mais células com dados numéricos, Excel para a Web resumirá automaticamente esses dados e mostrará a média, a contagem e a soma na barra de status.
Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números. Veja um exemplo. Para adicionar os números de janeiro deste Orçamento de entretenimento, selecione a célula B7, a célula imediatamente abaixo da coluna de números. Então, clique em AutoSoma.
Na guia layout (em ferramentas de tabela), clique em fórmula. Na caixa de Fórmula, verifique entre os parênteses para garantir que o Word inclua as células desejadas na soma e clique em OK. =SOMA(ACIMA) soma os números da coluna acima da célula em que você está.
Exibir números como porcentagens
Para saber o valor total dos juros que você terá que pagar até a quitação da dívida, basta pegar o valor dos juros mensais (R$ 80) e multiplicar pelo número de parcelas definido para pagamento do empréstimo./span>
Para comparar: confira as taxas praticadas
Taxa de juros do empréstimo pessoal