Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal. Para formar os verbos compostos somente conjugamos o verbo auxiliar, uma vez que o verbo principal estará sempre no particípio.
A locução verbal é formada por dois ou mais verbos que se unem e desempenham, em uma frase, o valor equivalente ao de um único verbo. ... Quando a locução verbal é formada pelos verbos auxiliares “ter” ou “haver” mais o particípio do verbo principal tem-se um tempo composto.
Para responder, es- colha uma das possiveis relações que conjunções e locuções conjuntivas podem apresentar soma adição alternancia ou exclusão explicação oposição contraste conclusão ) Que conjunção poderia substituir a locução utilizada na noticia sem prejudicar o sentido do texto?
Resposta. A conjunção é uma classe gramatical que desempenha função de conector. Todas as conjunções ligam ideias no interior da frase... Ex.: Porém; e; ou; porque: portanto... Quando, Mal =logo que....
Língua Portuguesa A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão: a) introduz uma opinião contrária à do autor.
Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.
Tipos de conjunções coordenativas Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.