Entre os pontos básicos do crochê estão as famosas correntinhas, o ponto alto, o ponto baixo, e o ponto baixíssimo. Com esses pontos você consegue criar quase tudo no crochê. A maioria das peças é uma grande combinação entre todos esses!
Novamente, existem muitas técnicas dentro do grande universo do crochê. Mas com os pontos básicos – correntinha, ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo – já é possível criar muita coisa e evoluir para outros pontos.
60 dicas para usar crochê na decoração e deixar a casa mais charmosa
Engomando a peça
Com Maizena Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa com amido de milho (Maizena). Molhe a peça, mergulhando nessa mistura e estenda sem torcer para fazer o formato. Quando estiver quase seca, utilize o ferro não muito quente para passá-la. Caso prefira que fique mais dura, basta colocar mais Maizena.
MODO DE USAR: Passar o endurece na peça com as mãos, deixando-a molhada uniformemente. Revestir o molde com sacola plástica e modelar a peça. Leve ao microondas e verifique de minuto em minuto.
Encha um balde com 8 litros de água, dissolva a goma fervida, adicione o amaciante a gosto, misture bem e mergulha a peça de crochê lavada e centrifugada. Deixe escorrer bem e leve secar. Assim que estiver quase seca, modele a peça com as mãos para que finalize a secagem no formato desejado.
Como engomar um chapéu
Misture duas colheres de amido de milho e dois copos de água em uma vasilha. Com a colher, mexa bem o conteúdo até que ele fique homogêneo ou bata no liquidificador. Em seguida, adicione um pouquinho da essência de sua preferência se for usar. Coloque tudo isso no frasco e feche-o com a tampa borrifadora.
O que muitos não sabem é que o uso da goma de passar roupa, também chamada de passa fácil ou passa-bem, não é apenas uma "frescura": além de engomar sua roupa e facilitar o deslizamento do ferro, ela também serve como uma camada de proteção entre a roupa e manchas, conservando as peças por mais tempo.
Engomar uma camisa é uma das melhores maneiras de dar a um tecido um acabamento firme e renovado. Além de amassar menos e dar uma aparência mais polida às camisas, a goma também protege a fibra do tecido e aumenta a durabilidade delas por mais alguns anos.
A receitinha para engomar tecidos é bem fácil e pode até ser caseira, usando Maizena (amido de milho). Nesse caso, ferva 1 litro de água e à parte misture 1 colher de sopa de Maizena em um copo com um pouco de água. Coloque a mistura na água fervente e mexa bem até ficar um mingauzinho bem ralo.
A RECEITA – INGREDIENTES
Sacudir as roupas com força após a lavagem, de fato, ajuda muito a deixar o tecido mais esticado. O ideal é que você faça isso assim que tirar as peças da máquina. Após sacudi-las, pendure-as esticadinhas no varal e pronto! Muita gente também gosta de colocar as roupas em cabides para deixá-las ainda mais esticadas.
Ingredientes -250 ml de água -250 ml de álcool -1 colher das de sopa de amaciante não-concentrado Modo de preparo Tudo muito simples. Basta misturar todos os ingredientes e, por fim, colocar a mistura em um recipiente com borrifador. E está pronto! Você já pode utilizar o seu passe bem nas roupas que quiser e precisar.
Aromatizador de roupas – crie o seu
Você precisará de:
Com todos esses itens em mãos, siga esse passo a passo simples de como fazer aromatizador de ambiente:
15 minutos
Como Fazer o Aromatizante de Roupa Colocar num garrafa grande a água, o álcool de cereais, a água e a essência. Adicionar o corante se desejar. Sacudir de leve para misturar. Despejar em recipientes com gatilho borrifador e usar.