A ocorrência L5-VT fica em terceiro lugar e neste particular chamamos a atenção para um exame radiológico simples da co-luna lombar para a caracterização da vértebra de transição, para que não ocorram erros na contagem das vértebras e possíveis conseqüências danosas no planejamento cirúrgico do paciente.
Uma redução de espaço como essas, indica que a distância entre a quarta e a quinta vértebras da lombar está reduzida e isso provavelmente é uma das principais causas de dores nas costas, algumas vezes acompanhadas de sintomas nas pernas e no quadril, como sensação de peso, fraqueza, alteração de sensibilidade e dor.
Modificações degenerativas na coluna dorsal, o que significa isto? Alterações degenerativas dizem respeito a mudanças que ocorrem por desgaste das articulações e são, de maneira geral, irreversíveis. Todos os seres humanos sofrem, em menor ou maior grau e pode haver inicio precoce ou tardio.
Uma doença degenerativa é uma doença que consiste na alteração do funcionamento de uma célula, um tecido ou um órgão, excluindo-se nesse caso as alterações devidas a inflamações, infecções e tumores.
Envelhecimento é a causa mais comum de degeneração do disco. À medida que o corpo envelhece, os discos na coluna desidratam e perdem a capacidade de agir como absorvedores de choque entre as vértebras. Os ossos e ligamentos que constituem a coluna também ficam menos flexíveis e mais espessos.
A discopatia, ou doença degenerativa do disco (DDD) é parte do processo natural de envelhecimento, comum a todas as pessoas. Os nossos discos intervertebrais sofrem diariamente a pressão e os impactos dos nossos movimentos, o ânulo fibroso torna-se frágil e o núcleo pulposo começa a encolher, dando origem a DDD.
adjetivo Que produz degeneração; que destrói as características originais de algo: o Parkinson é uma doença que tem um efeito degenerativo no sistema nervoso central.