Na releitura apresenta-se aquilo que se entendeu da obra, produzindo um texto/objeto novo, a partir do primeiro que foi proposto, mas sem preocupação com semelhanças. É um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, reinventá-lo, transformá-lo.
A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências. Não se trata absolutamente de uma falsificação ou de uma cópia.
2. Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar.
IMPORTANTE: A diferença entre apropriação e releitura é muito SUTIL. Denomina-se APROPRIAÇÃO quando a obra original é confirmada pela nova produção. Chama-se RELEITURA quando a criação de uma obra revela uma nova maneira de ver e sentir o conteúdo da obra relida.
Uma releitura é uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura,escultura, peça teatral, conto,etc feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra. Espero ter ajudado!
Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual. ... Afinal, fazer uma cópia não é nenhum demérito. Copiar é um exercício de seguir o mestre.
A palavra arte vem do «lat[im] ars,artis "maneira de ser ou de agir, habilidade natural ou adquirida, arte, conhecimento técnico (p[or] opos[ição] ao lat[im] natūra "habilidade natural"), tudo que é de indústria humana, ciência, ofício, instrução, conhecimento, saber, profissão, destreza, perícia, habilidade, gênio, ...
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.
Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.
A divisão da História é feita considerando-se a história do ocidente, incluindo períodos da pré-história e da história propriamente dita. ... Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
O ser humano retratado em sua própria obra. A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. ...
As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. ... Outras importantes características gerais, da arte grega, que podemos citar são: valorização do ser humano, presença da beleza, representação de valores morais e cívicos e a busca pela representação da natureza.
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
Eles possuíam um poderoso exército que mantinha a ordem e fazia cumprir a justiça. Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.
A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.