Irradiação térmica, radiação térmica ou radiação de corpo negro é a radiação eletromagnética emitida por um corpo em qualquer temperatura, constituindo uma forma de transmissão de calor, ou seja, por meio deste tipo de radiação ocorre transferência de energia térmica na forma de ondas eletromagnéticas.
A diferença entre a condução e a convecção é que, nesta, há transporte de massa pelas correntes convectivas. A radiação é a transferência de calor por ondas eletromagnéticas, logo, esse processo de transferência de calor pode acontecer no vácuo.
Significado de Irradiação Exposição à luz ou a outras formas de radiações. [Figurado] Propagação, difusão: irradiação de um programa radiofônico.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
O que é irradiação? É uma doação de fluidos magnéticos destinada a determinadas pessoas, a distância, pela força da vontade e pela qualidade da caridade de quem emite esse magnetismo, em prol do bem-estar físico e espiritual de quem se abre para receber os fluidos.
A irradiação é o período de tempo variável que as Entidades irradiam suas vibrações no médium, preparando seus corpos sutis para posteriores incorporações. Nesta etapa, o médium pode captar a vibração da Entidade e ter contato fluidicamente com o corpo astral da Entidade.
A pessoa que irradia deve inicialmente concentrar-se; orar em seguida, e depois, pela vontade, focalizar o objeto de sua irradiação e transmitir aquilo que se deseja. Todas as nossas ações e atitudes refletem as nossas disposições mentais e emocionais.
A ajuda da irradiação é passageira e tais recursos fixar-se-ão e novos acrescentar-se-ão quando o indivíduo passar a ter vida moralmente equilibrada. ... Vibração é um processo mental de irradiação fluídica, ou seja: é a emissão de energias através da força do nosso pensamento direcionadas a algum objetivo específico.
Condução é a transferência de energia térmica ou carga elétrica por contato direto. A condução ocorre entre duas substâncias que estão em contato e têm temperaturas diferentes. ... Durante a condução, partículas em movimento rápido transferem parte de sua energia quando colidem com partículas em movimento lento próximas.
Exemplos de Irradiação Térmica no Cotidiano
Além do calor irradiado pelo Sol, vários outros exemplos cotidianos estão relacionados com a irradiação térmica. ... O calor de uma fogueira ou de uma lareira chega a uma pessoa por meio da irradiação. Os alimentos assam nos fornos convencionais graças ao calor irradiado pela chama.
Toda matéria com uma temperatura maior que o zero absoluto emite radiação térmica. ... Exemplos de radiação térmica incluem a luz visível e a luz infravermelha emitidas por uma lâmpada incandescente, a radiação infravermelha emitida por animais e detectada por câmeras de infravermelho, e micro-ondas cósmicas.
Na irradiação de alimentos, operadores devidamente treinados devem controlar e monitorar todo o processo. Nessa técnica, o alimento não entra em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, ele é exposto a uma fonte de radiação ionizante, normalmente beta ou gama, por um tempo controlado.
As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.
O tipo de irradiação de interesse na conservação de alimentos é a eletromagnética. O espectro eletromagnético de interesse na conservação de alimentos pode ser dividido da seguinte forma: micro-ondas, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos. Comida irradiada não se torna radioativa, mas em alguns casos pode haver sutis mudanças químicas.
De acordo com químico da CNEN, Elder Magalhães, o uso de energia nuclear aumenta o tempo de conservação dos alimentos, previne o brotamento e retarda a maturação. O processo evita a transmissão de doenças causadas por bactérias, fungos e leveduras.
Em que alimentos NÃO é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos? Resposta Selecionada: b. Nos iogurtes e leites fermentados.
Existem dois tipos de radiação, a não ionizante (que emite um baixo índice energético) e a radiação ionizante (cujo alto teor de energia é capaz de arrancar elétrons do átomo do qual pertencem). A única diferença existente entre a radiação e a luz é apenas a frequência com que ocorre a radiação nos corpos.
O tratamento por radiação nas doses entre 2 e 7 kGy (dependendo das condições de irradiação e do alimento) podem eficientemente eliminar bactérias potencialmente patogênicas, não formadoras de esporos, incluindo Salmonella, Staphylococcus aureus, Campylobacter, Listeria monocytogenes ou Escherichia coli O157:H7, de ...
Radiações Ionizantes Alfa (a), Beta (ß) e Gama (?) As partículas Alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, isto é, o núcleo de átomo de hélio (He). Quando o núcleo as emite, perde 2 prótons e 2 nêutrons.
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:
Resposta. Alfa, Beta e gama.
Essa forma de radiação pode ser formada por ondas eletromagnéticas ou por partículas, como é o caso das radiações alfa e beta. No primeiro caso, órgãos internacionais defendem que radiações eletromagnéticas de energia superior a 10 eV (1 elétron-volt = 1,6.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO