Consiste em erro de direito a aplicação errônea das Regras do Jogo pelo árbitro da partida. A existência do erro de direito, dependendo de sua gravidade e influência no resultado final da partida pode ensejar a anulação desta.
Como é protocolo, o VAR deve analisar possíveis penalidades e sugerir revisão ao árbitro caso entenda que houve um erro claro e óbvio. Neste caso, a revisão foi sugerida pelo VAR Pablo Ramon ao árbitro do jogo.
Todo lance de gol é analisado pelo VAR e a decisão deve ser acontecer antes do reinício da partida. São analisadas situações de impedimento, infração na origem do lance (falta de ataque, por exemplo), bola entrou ou não e bola saiu do campo de jogo na jogada.
O VAR deverá apenas notificar o árbitro que a bola saiu de jogo caso isso ocorra durante uma etapa de posse de ataque (APP) de um gol, um incidente de tiro penal ou um cartão vermelho DOGSO; a partida deverá reiniciar com o reinício certo relacionado à bola saindo de jogo.
Na Copa da Rússia, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) implantou um sistema eletrônico de apoio à arbitragem conhecido pela sigla em inglês VAR (Video Assistant Referee). O VAR tem por objetivo ajudar o árbitro central, no campo de jogo, a tomar decisão em lances considerados duvidosos.
Se a imagem escolhida na cabine do VAR é a primeira, o atacante está em posição legal, já no segundo momento a posição é de impedimento. Segundo a regra, a primeira situação é a que deve ser considerada para a definição do impedimento.
Hawk-Eye
Com VAR, Brasileirão de 2020 tem recorde de pênaltis na última década - - UOL Esporte.
O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee) ou videoárbitro é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para a comunicação.