O que é gestão de pessoas por competências? Gestão de pessoas por competências é um sistema para gerenciar os diferentes tipos de competências dos profissionais da organização, a fim de auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
Além disso, o somatório das habilidades individuais dos colaboradores de uma empresa pode tornar os seus resultados mais satisfatórios e cria um ambiente em que todos são motivados a se desenvolver, fazendo com que as competências sejam multiplicadas dentro da organização e o trabalho em conjunto seja potencializado.
Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.
As principais vantagens da gestão por competência são:
Uma das grandes vantagens em fazer seleção por competências é garantir foco no processo de recrutamento e seleção, eliminando subjetividades na contratação. Para a empresa, é a segurança de que ela realmente está fazendo contratações que agregam valor à equipe de trabalho.
Atualmente, a seleção por competências é estratégica nas organizações. Isso porque, através dela as chances de resultados negativos são menores, o que torna possível dimensionar cada habilidade que os candidatos possuem para uma boa execução das tarefas do cargo.
A Seleção por Competências é o desenvolvimento de um perfil das competências que são esperadas para um determinado cargo em uma empresa. Com base nesse perfil, o selecionador escolhe os candidatos que mais se identificam com o perfil proposto, ou seja, que tenham o comportamento mais próximo e exigido pela empresa.
O que é a seleção por competências Essa técnica procura escolher profissionais a partir do seu perfil comportamental, considerando seus Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). ... Para isso, o recrutador analisa a postura do potencial colaborador e procura conhecer suas opiniões, visão de mundo e anseios futuros.
2.
Por isso, durante processo seletivo, além de requisitos básicos como conhecimentos gerais, capacidade de relacionamento e de trabalho em equipe, é preciso avaliar também se o candidato tem o perfil adequado ou compatível com a instituição que pretende trabalhar.
Entenda quais são as etapas do processo seletivo
Quais são os tipos de recrutamento mais utilizados?
5 principais tipos de recrutamento e seleção
Recrute por meio dos canais certos Consiste em divulgar a vaga e convidar profissionais para fazer parte do processo seletivo. Assim, é possível fomentá-lo com verdadeiros talentos. Para o adequado recrutamento, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, os talentos que deseja atrair.
Quais as principais fontes de recrutamento externo?
As principais fontes de recrutamento interno são os departamentos da empresa....Por exemplo:
O processo de recrutamento e seleção utiliza técnicas e estratégias que visam a atração e triagem de candidatos qualificados para uma determinada vaga de emprego, de tal forma que esse procedimento seja cada vez mais assertivo.
As vantagens e desvantagens do recrutamento externo na empresa. Recrutamento externo é o processo em que a empresa busca um profissional fora da organização para preencher alguma vaga disponível. A ideia desse modelo é recorrer a um novo conjunto de habilidades e experiências para a execução do trabalho.
Recrutamento externo é um tipo de processo seletivo que consiste na busca de profissionais de fora da empresa para ocuparem determinados cargos. ... Por esse motivo, neste post, vamos focar no recrutamento externo.