Uma fonte de corrente é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da carga, ou seja, dos demais dispositivos a serem alimentados pela fonte.
Em uma fonte de tensão, a tensão é fixa e a corrente muda dependendo da carga. Em uma fonte de corrente, a corrente é fixa e a tensão muda dependendo da carga.
Elementos dos circuitos elétricos
Como funciona a corrente alternada? A corrente alternada funciona pela condução de elétrons que oscilam em torno de um ponto fixo, a uma frequência de 60 Hz (no Brasil). Isso significa que, em um segundo, os elétrons realizam um movimento de vai e vem 60 vezes.
Quando os elétrons são empurrados num sentido, com a aplicação da tensão de determinada polaridade, eles forçam a passagem através da carga entregando sua energia. Por outro lado, quando eles são empurrados no sentido oposto, com a inversão da polaridade, eles também forçam a passagem pela carga entregando energia.
Caso não saiba se uma tomada é 220v ou 110v, coloque o ponteiro do multímetro no valor mais alto de marcação de corrente alternada (ACV), no caso, 750v, e desça depois para 200v se ele apresentar valor próximo à 110v.
Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.
Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região. O equipamento usado para medir a tensão elétrica é chamado de Voltímetro.
Em nossas residências são encontrados diversos tipos de aparelhos que só funcionam quando ligados à energia elétrica. ... Por isso, o sentido do campo na fiação da residência em que um aparelho elétrico esteja funcionando ligado a uma tomada de 110 V ou 220 V também se alterna.
Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.
A tensão elétrica é definida como a energia potencial elétrica armazenada por unidade de carga elétrica. Por exemplo, quando uma carga elétrica de 1,0 C é colocada em uma região de 10 V, ela adquire uma energia potencial elétrica de 10 J.