O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.
Além disso, você poderá encontrar outros produtos feitos com açafrão, como a manteiga Ghee com Açafrão e Mostarda Madhu Bakery e açafrão em pistilho espanhol.
No entanto, o tempo e a dosagem do suplemento varia conforme a idade da pessoa e o objetivo a ser tratado, devendo, por isso, ser usado somente sob a orientação de um médico.
Gostaria de saber se o açafrão, colocado nos alimentos cozidos, tem o mesmo efeito dos que vem em cápsulas. E como são corotenoides , eles podem deixar a pele amarelada ? Obrigada!
Este efeito também se aplica ao câncer de pele, medula óssea, próstata, pulmão, mama, colo do útero e várias outras células cancerosas. Além do mais, estudos em tubos de ensaio descobriram que a crocina - o principal antioxidante do açafrão - pode tornar as células cancerosas mais sensíveis às drogas quimioterápicas. Embora essas descobertas de estudos em tubos de ensaio sejam promissoras, os efeitos anticâncer do açafrão são mal estudados em humanos, e mais pesquisas são necessárias.
Os carotenoides presentes no açafrão desempenham um papel importante na saúde, agindo como antioxidantes, protegendo as células e os tecidos dos efeitos prejudiciais dos radicais livres e das espécies reativas de oxigênio (ROS).
Além disso, uma análise de seis estudos mostrou que tomar açafrão melhorou significativamente a função erétil, a libido e a satisfação geral, mas não as características do sêmen. Já em mulheres com baixo desejo sexual devido ao uso de antidepressivos, 30 mg de açafrão por dia durante quatro semanas reduziram a dor relacionada ao sexo e aumentaram o desejo sexual e a lubrificação, em comparação com um placebo.
A propriedade antioxidante da cúrcuma ajuda no tratamento do glaucoma e da catarata. Desse modo, o consumo regular de cúrcuma interrompe a progressão do glaucoma e também previne a perda de visão.
Quando utilizado para combater a oleosidade e acnes, o ideal é misturar uma colher de café de açafrão em pó, uma clara de ovo, uma colher de sobremesa de óleo de coco e duas colheres de sopa de mamão amassado.
O efeito antioxidante e anti-inflamatório da crocetina, presente no açafrão, ajuda a proteger os neurônios, podendo prevenir e até ajudar no tratamento da doença de Parkinson, melhorando a falta de coordenação motora. No entanto, ainda são necessários estudos que comprovem esse benefício.
Então, achou interessante saber todos os benefícios do açafrão? Pois, leia também: Remédio caseiro para dor muscular – Quais são e como tomar
O açafrão contém uma variedade impressionante de compostos vegetais que atuam como antioxidantes - moléculas que protegem as células contra os radicais livres e o estresse oxidativo. São eles: crocina, crocetina, safranal e kaempferol. A crocina e a crocetina são pigmentos carotenoides responsáveis pela cor vermelha do açafrão.
Em uma panela, ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar os filamentos do açafrão na água. Tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar, aguardar amornar e beber 1 xícara do chá de açafrão, 1 vez por dia.
A toxicidade leve com o açafrão causa tontura, náusea, vômito e diarreia, enquanto a mais grave pode causar dormência, formigamento nas mãos e pés, pele e olhos amarelados devido à precipitação de pigmentos amarelos na pele e na conjuntiva.
Em pequenas doses, o açafrão tem sabor e aroma sutis e combina bem com pratos saborosos, como paella, risotos e arroz. A melhor maneira de extrair seu sabor único é mergulhar os fios em água quente - mas não fervente. Ele pode ser encontrado na maioria dos mercados especializados e pode ser comprado em fios ou em pó. Melhor optar pelos fios, pois oferecem mais versatilidade e são menos propensos a serem adulterados. Embora o açafrão seja o tempero mais caro do mundo, uma pequena quantidade ajuda muito e você geralmente não vai precisar de mais do que uma pitada nas receitas. Na verdade, usar muito açafrão pode dar às suas receitas um sabor medicinal. Além disso, o açafrão está disponível em forma de suplemento.
A cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, é um tipo de raiz parecida com o gengibre e com coloração amarela. Essa raiz geralmente é usada em pó para temperar alimentos, mas também pode ser usada no preparo de chás e como suplementos. Conheça mais sobre a cúrcuma.
Estudos mostram que o extrato de açafrão pode reduzir doenças oculares como catarata, degeneração da retina, morte de células fotorreceptoras mediadas por luz, além de melhorar a circulação sanguínea e a função da retina.
Quando usado em chás ou suplementos, o açafrão não deve ser usado por mulheres em período de amamentação ou grávidas, porque pode promover as contrações do útero, aumentando o risco de aborto ou hemorragia.
Por outro lado, altas doses de 5 gramas ou mais podem ter efeitos tóxicos. Mulheres grávidas devem evitar doses altas, pois podem causar aborto espontâneo. Como acontece com qualquer suplemento, converse com seu médico antes de começar a tomar. Outro problema com o açafrão - especialmente em pó - é que ele pode ser adulterado com outros ingredientes, como beterraba, fibras de seda tingidas de vermelho, cúrcuma e páprica. A adulteração reduz os custos para os fabricantes, pois o açafrão real é caro para colher. Portanto, é importante comprar açafrão de uma marca confiável para garantir que você obtenha um produto autêntico. Se o açafrão parecer muito barato, é melhor evitá-lo.